loading

Andorra: FC Lusitanos garante bicampeonato e procura patrocinador

O presidente do FC Lusitanos, campeão de Andorra de futebol pela segunda vez seguida, destaca a organização como chave do sucesso do clube, que procurar novo patrocinador para encarar o futuro com tranquilidade.

Andorra: FC Lusitanos garante bicampeonato e procura patrocinador

O FC Lusitanos, clube fundado por emigrantes portugueses em 1999, assegurou no domingo a conquista do seu segundo título ao vencer domingo o Sant Julià, por 4-2, o que lhe permite, a duas jornadas do fim do campeonato de Andorra, liderar com uma vantagem de oito pontos sobre o Santa Colomba (2.º).

“É uma alegria enorme ver começarem a aparecer os resultados do nosso trabalho, que provam que tem sido bem feito. O FC Lusitanos é um clube sério e bem organizado, que está bem visto em Andorra”, disse à agência Lusa o presidente António Cerqueira.

O dirigente reforçou que o clube continua a ser amador e maioritariamente constituído por portugueses, salvo raras exceções, dado que integra no seu plantel jogadores que nasceram em Andorra, Espanha, Argentina, Paraguai e Guiné-Bissau.

“Este ano, em janeiro, e apesar de estarmos em primeiro lugar, substituímos o treinador porque vimos que as coisas estavam a correr mal e tivemos de tomar medidas”, adiantou.

António Cerqueira assegurou que as contas no clube “estão em dia”, mas não escondeu alguma preocupação face à ausência de um patrocinador âncora, dado que o principal apoio caiu com o fecho da empresa de um português que os sponsorizava.

“Não temos ninguém que meta dinheiro no clube. Nós vamos angariando fundos junto de pequenas empresas, aos bocados, e com o que vem da UEFA vamos equilibrando. Não podemos gastar dinheiro que não temos”, justificou o responsável.

Para o presidente, dado o atual cenário de crise instalado um pouco por todo o lado, arranjar um patrocinador não é fácil. “Estamos à procura, mas não é nada fácil”, explica.

O FC Lusitanos estreou-se a época passada na Liga dos Campeões, situação que repete esta temporada, tendo sido goleado na primeira pré-eliminatória pelos malteses do La Valleta, com um agregado final de 9-0, com 8-0 na primeira mão e 1-0 na segunda.

“Vamos tentar fazer melhor do que o ano passado”, garantiu António Cerqueira, salvaguardo, no entanto, as naturais diferenças existentes entre as equipas amadoras e profissionais.

António Cerqueira explicou que dificilmente uma equipa com um orçamento a rondar pouco mais de 200 mil euros pode sonhar em eliminar uma outra que tenha mais de 2 milhões, ou 2,5 milhões, como a do ano passado (La Valleta).

“É impossível chegarmos lá e ganhar. A diferença dos jogadores é muito grande. Eles são profissionais e nós amadores, gente que trabalha, treina ao fim do dia e joga aos fins de semana”, explicou.

O presidente disse ainda que o FC Lusitanos, que veste as cores da seleção nacional, é o clube que mais adeptos leva aos estádios e que está perfeitamente integrado no futebol andorrano.

“Estamos bem vistos. Acabaram por nos respeitar, porque viram que estamos a desenvolver um trabalhar sério e em condições”, referiu António Cerqueira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?