loading

Entrada de «dragão» vale mais uma Supertaça ao FC Porto

Mais uma Supertaça (a 20.ª), mais uma conquista a abrir a temporada e eis o arranque do tricampeão nacional de futebol FC Porto, que não sentiu grandes dificuldades para bater hoje o Vitória de Guimarães por 3-0.

Entrada de «dragão» vale mais uma Supertaça ao FC Porto

A 35.ª edição do troféu que homenageia Cândido de Oliveira, figura ímpar do desporto português, teve, além de ter sido uma boa partida de futebol - apesar de desequilibrada -, a honra de ter sido disputada num ambiente sensacional em Aveiro, graças aos cânticos constantes dos adeptos das duas equipas.

Licá, o colombiano Jackson Martinez e o argentino Lucho González ''assinaram'' os golos portistas, todos no primeiro tempo, mas nem por isso os restantes 45 minutos foram um desperdício de tempo.

De realçar o facto de este ser o primeiro título de Paulo Fonseca, novo treinador dos portistas, que substituiu o bicampeão Vítor Pereira.

A história da partida resume-se à intensidade do futebol portista, com muita posse de bola e rapidez nos lances de ataque, e à eficácia dos tricampeões nacionais nos momentos de decisão.

Para isso contribuiu um posicionamento mais avançado do meio-campo portista, facilitado pelo facto de os vimaranenses terem optado por uma estratégia muito defensiva - os médios André André e Moreno jogaram quase encostados aos centrais -, da qual não se conseguiram libertar nunca, nem mesmo a perder por 2-0 já à passagem do primeiro quarto de hora.

Ao contrário, com os extremos e laterais sempre em grande rotação ofensiva, o FC Porto ''manipulou'' como bem entendeu um conjunto cuja única tática ofensiva passou pelos passes longos para o seu trio de atacantes: Barrientos, Marco Matias e Tomané.

Os golos dos ''dragões'' apareceram, por isso, cedo e com naturalidade. Decorriam os primeiros cinco minutos quando Lucho González conseguiu fugir pela direita e centrou para o interior da área, onde Licá apareceu mais rápido que a defesa adversária e ''encostou'' para o primeiro golo oficial da temporada.

Aos 17 minutos, coroando a intensidade imposta pelos ''dragões'', Varela conseguiu centrar do mesmo lado e Jackson Martinez ''faturou'' o segundo golo portista, com um desvio de cabeça.

A um minuto do intervalo, Fucile protagonizou uma jogada de insistência no mesmo corredor, o cruzamento saiu enviesado, Douglas não conseguiu afastar a bola e Lucho González rematou ''de primeira'' para o terceiro tento portista.

Rui Vitória trocou, ao intervalo, Crivellaro e Tomané por Leonel Olímpio e o reforço Maazou, este um possante ponta-de-lança do Níger, numa tentativa de refrescar o ataque, o que conseguiu, pois os centrais portistas foram obrigados a mais trabalho do que no primeiro tempo.

Com o jogo ''amornado'', os portistas foram gerindo a vantagem, sempre com o ''olho'' na baliza de Douglas, nomeadamente quando Jackson Martinez, aos 73 minutos, empolgou a bancada portista, com um pontapé de bicicleta, que saiu ao lado.

Com os vimaranses em tentativas desesperadas de ataque, quase todas travadas por Mangala, os ''dragões'' ainda dispuseram de mais um par de boas oportunidades de golo, mas a eficácia do primeiro tempo já não ''entrou'' na segunda parte.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?