loading

Liga Zon Sagres (7.ª jornada): Benfica, no Estoril, «proibido» de perder pontos

A deslocação do Benfica ao reduto do Estoril-Praia, no domingo, é o jogo mais aguardado da sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol, que arranca sexta-feira, em Coimbra, e termina três dias depois, em Guimarães.

Liga Zon Sagres (7.ª jornada): Benfica, no Estoril, «proibido» de perder pontos

O “onze” comandado por Jorge Jesus já desperdiçou sete pontos, os dois últimos na derradeira ronda, na receção ao Belenenses (1-1), e caiu do quarto para o quinto posto, pelo que está “proibido” de mais “derrapagens”, sendo que chega ainda mais “amachucado”, após o 0-3 de Paris, para a “Champions”.

A tarefa parece bem complicada, frente a um conjunto “canarinho” que segue no quarto posto, com os mesmos 11 pontos dos “encarnados”, e, no anterior jogo caseiro, “empatou” o líder FC Porto (2-2), após duas situações de desvantagem.

O Benfica, que se tem queixado muito das arbitragens, nos seus jogos e no dos concorrentes diretos, está a um ponto do Sporting de Braga, terceiro, a três do Sporting, segundo, e, novamente, a cinco dos bicampeões em título.

Na ressaca da derrota caseira com o Atlético de Madrid (1-2), para a Liga dos Campeões, o líder joga no reduto do estreante Arouca, de Pedro Emanuel, que perdeu dois dos três jogos em casa (0-1 com o Sporting de Braga e 1-2 com o Estoril).

A formação portista não tem convencido, mas só cedeu pontos na Amoreira, tendo ganho os restantes cinco encontros, dois deles fora, em Setúbal (3-1) e Paços de Ferreira (1-0).

O conjunto de Paulo Fonseca só depende de si próprio para continuar isolado na frente, mas quando jogar, no domingo, pode ter perdido, à condição, o primeiro posto para o Sporting, que recebe no sábado o Vitória de Setúbal.

Sem compromissos europeus, depois do sétimo posto de 2012/2013, os “leões” já estiveram nesta situação, de poderem ser primeiros provisoriamente, uma vez, mas não o conseguiram, ao empatarem com Rio Ave (1-1), também em Alvalade.

Se fora tem o pleno de triunfos (4-0 à Académica, 2-0 ao Olhanense e 2-1 ao Sporting de Braga, na última ronda), o Sporting já perdeu, aliás, mais dois pontos em casa, no dérbi com o Benfica (1-1), tendo batido apenas o Arouca (5-1), na estreia.

Melhor ataque, com 15 golos, sete dos quais apontados pelo estreante colombiano Fredy Montero, que lidera a lista dos marcadores, o conjunto de Leonardo Jardim vai ter pela frente a pior defesa, com 13 tentos sofridos.

Do “top 5”, o Sporting parece, assim, o único que enfrenta uma jornada tranquila, já que o Sporting de Braga, depois de ter perdido precisamente na receção aos “leões”, tem uma deslocação perigosa ao reduto do Nacional, sexto, no domingo.

A ronda contempla ainda a receção da Académica ao Rio Ave, na sexta-feira, a abrir, do Belenenses ao Olhanense, no sábado, do Gil Vicente ao Paços de Ferreira, no domingo, e do Vitória de Guimarães ao Marítimo, a fechar, na segunda-feira.

Após a sétima jornada, o campeonato é interrompido duas semanas, para os jogos de Portugal com Israel (11 de outubro) e Luxemburgo (15), que podem colocar a formação das “quinas” no Mundial de 2014, e a terceira eliminatória da Taça (20).

Desta forma, a I Liga só voltará no fim de semana de 27 de outubro, com a oitava ronda, que tem como jogo “grande” a receção do FC Porto ao Sporting.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?