loading

Bloco de Notas: Os campeões antecipados do futebol europeu

Quase todos concordamos que o futebol praticado no Velho Continente junta as maiores estrelas da modalidade a nível mundial. Existem competições mais prestigiadas, mais dinheiro, mais mediatismo e muitos estádios cheios. No entanto, a imprevisibilidade não tem imperado em algumas ligas e já podemos vislumbrar alguns campeões antecipados.

Bloco de Notas: Os campeões antecipados do futebol europeu

Alemanha: Na Bundesliga, o Bayern Munique tem sido um verdadeiro ‘rolo compressor’. A equipa de Pep Guardiola segue com 20 pontos de vantagem sobre os mais diretos perseguidores e o bicampeonato está separado por uma mera questão matemática. Dortmund, Leverkusen e Schalke 04 estão muito longe do poderio dos bávaros, que parecem com uma enorme vontade de continuar a vencer, depois de uma época recheada de títulos com o alemão Jupp Heynckes.

Escócia: Uma inevitabilidade desde o castigo com despromoção ao Glasgow Rangers. O Celtic Glasgow espera apenas que os números lhe digam que pode festejar o tricampeonato no Campeonato Escocês. Sem concorrente à altura, os católicos seguem com 21 pontos de avanço sobre o segundo Aberdeen. Uma pena este desequilíbrio de forças, numa liga que possui um dos ambientes mais espetaculares do futebol mundial.

Grécia: Com o espanhol Michel ao leme, o Olympiacos aproxima-se a passos largos do tetracampeonato no Campeonato Grego. Rivais como Panathinaikos, AEK e PAOK já viveram dias melhores, o que tem tornado as coisas mais desinteressantes no futebol helénico. Uma vantagem de 19 pontos na liderança da prova grega não deixa sombra para dúvidas em relação ao próximo campeão na terra onde nasceu a democracia.

Itália: Numa Série A em completa crise de identidade, a Juventus tem sido a força dominadora nos últimos anos e, com Antonio Conte ao leme, prepara-se para chegar ao tricampeonato. A AS Roma até começou muito bem, mas já possui 11 pontos de desvantagem para a ‘Velha Senhora’, que não tem estado dominadora desta forma em termos externos, ao cair na fase de grupos da Champions League para a Liga Europa. Uma prova viva de que, a falta de competitividade nas lides domésticas, pouco ou nada beneficia as prestações conseguidas em termos europeus.

Holanda: Por fim, a Eredivisie. O domínio do Ajax tem sido claro nas últimas temporadas. A equipa de Frank de Boer ainda teve que correr atrás do Vitesse numa fase inicial da época, só que a jovem formação de Peter Bosz foi perdendo gradualmente gás. Com oito pontos de vantagem para o mais direto perseguidor, o FC Twente, a turma de Amesterdão não deverá desperdiçar a hipótese de chegar ao tetracampeonato e ao 33.º em termos gerais.

Num continente que é a nata do futebol em termos mundiais, esperavam-se campeonatos mais equilibrados. Além das ligas referidas, existem outras em que a vantagem do primeiro classificado não é tão evidente, mas com peso suficiente para preocupar seriamente os seus perseguidores. É o caso da França e de Portugal, com PSG e Benfica a caminharem a passos largos na dianteira. Vão-se salvando as competitivas Espanha, Inglaterra e Rússia.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?