loading

LE/Final: Um padre à mesa e um benfiquista de Macau sem dormir

O que liga um padre, da freguesia do Ladoeiro, em Idanha-a-Nova, e um advogado que viajou mais de 48 horas até Turim é uma paixão comum, o Benfica, que hoje disputa na cidade italiana a sua 10ª. final europeia.

LE/Final: Um padre à mesa e um benfiquista de Macau sem dormir

O futebol e, em especial, o clube "encarnado" são o pretexto para reunir à mesma mesa um grupo de 12 adeptos, provenientes das mais diferentes zonas geográficas: Abrantes, Ponte de Sor, Idanha-a-Nova, Lisboa ou Macau.

José Cardoso, de 45 anos, era um dos mais animados num grupo de adeptos numa das principais praças de Turim, a piazza Vittorio Venetto, e aproveitou para identificar os companheiros, um a um.

Depois de revelar as localidades de cada um foi denunciado pelos amigos, que, de pronto, explicaram que José é padre e acompanha o Benfica, mas que não tem "nenhuma prece especial" para o jogo com os espanhóis do Sevilha.

"Sou um grande simpatizante da ‘Briosa' (Académica) e do Benfica", começa por dizer à Agência Lusa José Cardoso, que ainda realizou a missa de domingo e voltará às lides religiosas na sexta-feira.

A acompanhá-lo está um grupo de amigos, com as mais diferentes profissões e locais de residência, como é o caso de Vítor Castro, que vive em Macau há oito anos e que não dorme há 48 horas.

"Não é que tenha passado 48 horas a viajar, mas tive que trabalhar antes de viajar", justificou.

Vítor saiu de casa, em Macau, às 02:00 da manhã de segunda-feira, viajou de barco até Hong Kong e daí seguiu viagem para Xangai, a seguir Roma e depois Turim, para assistir à segunda final em dois anos, após ter estado em Amesterdão, no último ano.

"É a segunda e espero que desta vez ganhemos", referiu, acrescentando que a viagem de avião mais o bilhete já ascendem a um gasto de 1.500 euros e que, devido a esta brincadeira, não come.

Advogado de profissão, Vítor Castro é um fã de Jorge Jesus, sublinha que sempre o foi, mesmo no ano passado, e continuará a ser.

"Sempre desejei que continuasse. É bom, significa que se conseguiu levantar depois daquele final de época tétrico. Já ganhámos um campeonato, a Taça da Liga e vamos agora ganhar as duas que faltam", acentuou.

Um "tetra" que será inédito [se vencer a Liga Europa e a final da Taça de Portugal] e que Vítor transforma ainda em "penta", com a supertaça - que o Benfica disputará no início da próxima época com o Rio Ave -, mas ao qual não se arrisca a juntar a Supertaça europeia.

"A supertaça europeia seria com o Atlético Madrid ou Real Madrid [que disputam a Liga dos Campeões a 24 de maio, em Lisboa], não estou a contar com essa", justificou.

Para este adepto, se Jorge Jesus sair no final da época "sai pela porta grande", mas até já tem preferências para um digno sucessor.

"Gostava que fosse o Marco Silva [ex-treinador do Estoril], mas já se fala na ida dele para o Sporting. Se não for, que venha outro capaz de continuar o bom trabalho do Jorge Jesus".

De Macau marca presença também em Turim, e igualmente depois de ter visto a final de Amesterdão, Pedro Cortês, um advogado de 38 anos, que vem com o cunhado, "brasileiro e benfiquista".

Pela amizade e convívio de quem está habituado a estas lides, foi Pedro quem esteve 31 horas nas filas do Estádio da Luz, na segunda-feira, a 05 de maio, para conseguir arranjar os bilhetes todos, num orçamento entre os 700 e 800 euros depositados nos cofres do Benfica.

"Estive de segunda-feira às 04:30 até às 23:00 de terça-feira", conta com indisfarçável orgulho.

Pedro Cortês é um amante de futebol, quase nunca falhou a presença numa fase final de Europeus ou Mundiais desde o França98, com exceção para o Euro2004, mas não estará desta vez no Brasil.

"A final da Liga dos Campeões na Luz vai ser o meu Mundial. Costumo ir a todos desde 1998, é o primeiro a que não vou porque acho que o Benfica é mais importante. E como a seleção sérvia [de Markovic, Fejsa, Djuricic ou Sulejmani] não vai, não há nada para ver", concluiu em jeito irónico.

O Benfica disputa hoje no Juventus Stadium, em Turim, a décima final europeia da sua história, em jogo da Liga Europa frente ao Sevilha, agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), com arbitragem do alemão Felix Brych.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?