loading

Mundial-2014: Imprensa brasileira crítica a eliminação da 'canarinha'

"Vexame", "Humilhação", "Massacre" e "Pesadelo" são alguns dos títulos escolhidos pela imprensa brasileira para se referir à goleada (7-1) sofrida na terça-feira pelo Brasil frente à Alemanha, nas meias-finais do Mundial2014 de futebol.

Mundial-2014: Imprensa brasileira crítica a eliminação da 'canarinha'

O Folha de São Paulo destacou que a derrota foi a "pior da história" para a "canarinha", escrevendo que o "vexame" deve pressionar o futebol brasileiro a operar reformas na sua organização, tanto nos torneios profissionais como nas categorias de formação. A foto estampada na primeira página do diário é a de um estádio vazio e escuro, com o foco em um ecrã que informa o resultado final da partida.

O Estado de São Paulo circulou hoje com a manchete "Humilhação em casa", fotos de adeptos chorando e uma imagem do selecionador Luiz Felipe Scolari com as duas mãos sobre o rosto. O diário realçou que o treinador assumiu a culpa pelo "fracasso".

No Rio de Janeiro, o diário O Globo chamou a derrota no estádio Mineirão de "Mineiratzen", em alusão ao "Maracanazo", a derrota do Brasil para o Uruguai no Mundial de 1950, no Maracanã. A manchete do diário fala de "vergonha, vexame e humilhação", enquanto numa crónica alude ao facto de que "ninguém quer disputar" o jogo de atribuição do terceiro lugar.

O Correio Brasiliense, de Brasília, afirmou que a derrota foi um "vexame para a eternidade" e apontou 14 possíveis motivos para o fracasso, entre eles o início tardio da preparação, Scolari (tratado como um motivador, e não um técnico), a escolha tática de um sistema limitado e insegurança.

Em Belo Horizonte, cidade onde se disputou a meia-final, o jornal O Tempo chamou o estádio Mineirão de "palco de um pesadelo".

Outros diários trataram a derrota brasileira com ironia. O Meia-Hora, do Rio de Janeiro, que costuma misturar informação e humor, saiu com uma capa preta e a manchete "Não vai ter capa", em referência aos movimentos sociais que tinham como lema o "Não vai ter copa". Abaixo, informou: "hoje não dá para fazer graça, a gente ficou com vergonha".

O diário Agora, de São Paulo, chamou a derrota de "Salsichaço". O Dia, do Rio de Janeiro, foi publicado com a manchete "Vá para o inferno você, Felipão", em menção a uma entrevista do treinador que, na semana passada, disse: "Vou fazer do meu jeito. Gostou, gostou. Quem não gostou, vá pro inferno".

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?