Numa altura em que muito se especula acerca de quem irá ser considerado pela FIFA o melhor futebolista do ano de 2014, foi realizado um estudo de forma a apurar qual o valor em termos de impacto mediático online dos três finalistas do troféu Bola de Ouro.
Do estudo feito pela Cision resultaram 2.027.593 conteúdos noticiosos apurados relativos aos três jogadores que podem levantar a Bola de Ouro FIFA 2014 já no próximo dia 12 de Janeiro, em Zurique (Suíça). Destes, 973.407 artigos fizeram referência a Cristiano Ronaldo, 766.914 a Lionel Messi e 287.272 a Manuel Neuer.
O potencial mediático online apurado de cada jogador relativamente ao ano de 2014, tendo em conta os conteúdos analisados, estima-se em 500 milhões de euros para Ronaldo, 417 milhões para Messi e 154 milhões para Neuer.
Estes valores são contabilizados tendo por base as peças informativas veiculadas em todo o mundo sobre os jogadores em questão, avaliadas em função dos custos publicitários online de cada órgão de comunicação social.
Os custos publicitários são determinados tendo em conta o CPM (Custo por mil contactos de cada website) em que foram identificadas notícias.
Este número de potencial mediático estabelece o valor exponencial que cada atleta representa na comunicação social online e representa o valor de cada um deles como marca. Habitualmente, os patrocinadores utilizam este valor de referência para ponderar quais as suas perspetivas de retorno.
O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi a totalidade do ano de 2014, tendo como universo um total de 730 milhões de artigos. A informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision, que analisa diariamente mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo.