loading

Feirense e Portimonense sonham com subida, seis equipas em 'aflição'

Feirense, Portimonense e Freamunde são as equipas que ainda sonham com a subida à I Liga de futebol, com vantagem do primeiro, apenas a depender de si na 46.ª e última jornada da competição, no sábado.

Feirense e Portimonense sonham com subida, seis equipas em 'aflição'

Os três emblemas chegam à derradeira ronda com ligeiras diferenças: Feirense e Portimonense têm os mesmos 77 pontos, mas a equipa de Santa Maria da Feira tem vantagem no confronto direto (2-1 e 2-2), e o Freamunde tem menos pontos (74).

Com o título de campeão entregue ao FC Porto B e a primeira promoção atribuída ao Desportivo de Chaves, a última jornada define não só o segundo emblema que subirá, mas também as três equipas que se juntam aos já despromovidos Oliveirense e Oriental.

Na zona de subida, o Feirense é a equipa mais bem posicionada, garantindo o regresso à I Liga se vencer em Chaves, se empatar e o Portimonense não vencer ou ainda se perder e os algarvios perderem e o Freamunde não ganhar.

Já o Portimonense poderá regressar ao escalão maior, depois da última presença em 2010/11 (15.º), se somar mais pontos, na visita ao tranquilo Varzim (9.º), do que o Feirense.

Totalmente dependente dos adversários está o Freamunde, com menos três pontos e que precisará sempre de vencer na visita ao ‘aflito’ Benfica B, uma das seis equipas em luta pela permanência, e esperar que Feirense e Portimonense percam.

Na zona de descida a matemática complica-se, com seis equipas ‘candidatas’ a ocupar as vagas para acompanhar Oliveirense e Oriental a caminho do Campeonato de Portugal: Mafra (53 pontos), Académico Viseu (53), Benfica B (52), Leixões (52), Atlético (51) e Farense (51), ao qual foram subtraídos dois pontos por utilização irregular de um jogador com os ‘encarnados’.

Mafra, que visita o Desportivo das Aves (7.º), e Académico de Viseu, que recebe o Sporting da Covilhã (13.º), dependem apenas de si próprios para a manutenção, sabendo que um triunfo lhes garante a continuidade na II Liga.

Atrás surge o Leixões, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem da equipa de Matosinhos – caso as duas terminem a necessitar de um desempate no confronto direto -, que venceu os dois jogos (ambos por 2-0).

Nesta última jornada, os leixonenses visitam a já despromovida Oliveirense, enquanto a formação B do Benfica recebe o Freamunde, rival ainda com esperanças de subida à I Liga.

São múltiplos os cenários na zona de descida e que podem até deixar três ou quatro equipas em igualdade pontual – o que obrigaria a contas no minicampeonato entre todos, aos jogos que fizeram entre si.

Porém, das seis em ‘risco’, Farense e Atlético são as que têm menos pontos (51), o que os coloca a dependerem do que os outros poderão fazer, bem como o Benfica B, face ao confronto desvantajoso com Leixões.

Programa da jornada

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016
V. Guimarães B - FC Porto B, 3 - 1

Sábado, 14 de Maio de 2016
Ac. Viseu - Sp. Covilhã, 2 - 0
Desp. Aves - Mafra, 1 - 1
Benfica B - Freamunde, 5 - 0
Desp. Chaves - Feirense, 1 - 1
Varzim - Portimonense, 0 - 0
Gil Vicente - Farense, 2 - 3
Oliveirense - Leixões, 1 - 2
Atlético - Oriental, 2 - 3
Sp. Braga B - Sporting B, 1 - 1
Olhanense - Santa Clara, 1 - 0
Penafiel - Famalicão, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?