loading

Crónica: Boavista vence Rio Ave com golo de grande penalidade

O Boavista impôs-se hoje em casa ao Rio Ave, por 1-0, num jogo da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol decidido através de uma grande penalidade marcada por Rafael Costa, aos 12 minutos.

Crónica: Boavista vence Rio Ave com golo de grande penalidade

Desde que Lito Vidigal substituiu Jorge Simão no comando técnico da equipa, os ‘axadrezados’ somaram três vitórias e um empate e, assim, afastaram-se da zona perigosa, encontrando-se agora no 11.º lugar, com 26 pontos.

Rio Ave procurava a terceira vitória consecutiva fora de casa, mas saiu deste jogo com os mesmos pontos, 28, e desceu do oitavo para o nono posto.

O Boavista começou melhor e, aos cinco minutos, Bueno serviu Matheus Índio, que cruzou e o avançado argentino Falcone chegou atrasado e perdeu uma clara ocasião de golo.

A resposta do Rio Ave foi dada aos oito minutos por Galeno num remate forte mas por alto, e o Boavista não se ficou e logo depois Talocha lançou Mateus nas costas de Nadjack, o avançado angolano tentou vencer a oposição de Ruben Semedo com um chapéu e este, para o árbitro, cometeu grande penalidade com as mãos.

Rafael Costa encarregou-se de bater a falta e fez o 1-0, um golo que o médio ‘axadrezado’ mal saboreou porque se lesionou e foi substituído por Carraça, aos 18 minutos.

Aos poucos, o Rio Ave como que acordou, conseguiu estabilizar o seu jogo, por um lado, e contrariar o do Boavista, por outro, e instalou-se no meio-campo dos portuenses, começando então a ter mais bola e iniciativa.

O conjunto ‘axadrezado’ sentiu, nessa altura, necessidade de recuar e reunir forças em volta da sua grande área, porque os visitantes exerceram um domínio que foi muito evidente no último quarto de hora da primeira parte e por três vezes estiveram muito perto de marcar.

A primeira ocasião de golo para o Rio Ave surgiu num remate de Carlos Júnior, a segunda coube Diego Lopes, aos 45 minutos, e a terceira, logo a seguir, foi de Tarantini e o que valeu ao Boavista foi o seu guarda-redes, sempre muito atento, seguro e bem colocado

Pelo meio, o Boavista só incomodou Leo Jardim num remate de Falcone que o guarda-redes do Rio Ave defendeu para canto.

O Rio Ave voltou mandão para a segunda pare, mas sem causar grandes estragos na muralha defensiva do Boavista e os axadrezados viram-se em grandes apuros para conter o caudal ofensivo contrário e raramente conseguiram de modo organizado do seu meio-campo.

A equipa de Daniel Ramos sofreu um golpe duro aos 64 minutos com a expulsão de Filipe Augusto, que foi punido com o segundo cartão vermelho, seguido do vermelho.

Em inferioridade numérica, nem por isso, contudo, o Rio Ave perdeu o controlo do jogo e permitiu que o Boavista respirasse melhor e saísse, finalmente, para o ataque.

O perigo manteve-se sempre mais próximo da baliza de Bracali e, ainda com quase meia-hora pela frente, Lito Vidigal tirou Matheus Índio, um médio ofensivo, e meteu Jubal, um defesa central, uma opção prudente para tentar segurar a magra vantagem ante o assédio do Rio Ave.

O Rio Ave controlou e ameaçou, mas não passou disso e quase não criou situações de golo, salvo num cabeceamento de Ronan aos 86 minutos.

Antes disso, destaque para o regresso avançado gambiano dos ‘axadrezados’ Yusupha aos relvados, ele que esta época ainda não tinha jogado devido a uma lesão.

Após o apito final, o árbitro Fábio Veríssimo ainda expulsou o avançado brasileiro do Rio Ave Galeno.

Programa da jornada

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019
Sp. Braga - BSAD, 0 - 2
Tondela - FC Porto, 0 - 3

Sábado, 23 de Fevereiro de 2019
Feirense - Moreirense, 1 - 3
Portimonense - Desp. Aves, 1 - 1
V. Setúbal - V. Guimarães, 1 - 1

Domingo, 24 de Fevereiro de 2019
Santa Clara - Nacional, 2 - 0
Boavista - Rio Ave, 1 - 0

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019
Marítimo - Sporting, 0 - 0
Benfica - Desp. Chaves, 4 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?