loading

Os melhores goleiros brasileiros de 2021

Se há uma posição no futebol que vem se qualificando tecnicamente ano a ano, e mais enfaticamente nas últimas duas décadas, esta posição é o gol.

Os melhores goleiros brasileiros de 2021

E basta uma consulta ao futdados para confirmar nossa afirmação.

Cada vez mais altos, ágeis, dispondo de um arsenal de características impensáveis há três, quatro décadas, como jogar com os pés, subir ao ataque para cobrança de faltas ou cabeceio, além, é claro, da potencialização, explosão e reflexo embaixo das traves. Se antes, a pequena área mais parecia terreno maldito onde sequer a grama crescia, hoje é o reino de goleiros cada vez mais habilidosos.

Para elencar os melhores goleiros brasileiros em 2021, não é preciso muito esforço, embora muitos pleiteiam tal título, alguns estão um degrau acima dos demais. Entre aqueles que atuam no Brasil, Weverton, sem sombra de dúvida, é quem melhor atuou na temporada de 2021. O goleiro palmeirense de 34 anos é o típico exemplo do profissional comprometido que se vai lapidando na medida em que a experiência se torna fator preponderante nas atuações.
.
O acreano de Rio Branco, chegou às categorias de base do Corinthians em 2006, subindo para o time principal em 2007, porém, na condição de quarto goleiro. Insatisfeito, o goleiro resolveu deixar o clube em 2009 e trilhar novos caminhos. Até chegar ao Atlético/PR em 2012, passou pelo Remo, Oeste, América de Natal, Botafogo de Ribeirão Preto e Portuguesa de Desportos. No Atlético/PR, seu futebol começou a ganhar destaque e sua jornada passou a ser observada mais de perto por outros clubes. Vieram as primeiras convocações para a seleção brasileira e a transferência, em 2017, para o Palmeiras. Considerado por muitos o titular da seleção, Weverton tem ótima impulsão nas bolas aéreas, reflexo e muita explosão.

Em termos de estatísticas, o goleiro do Atlético/MG, o selecionável Everson foi o destaque. Tais estatísticas computam vários fatores, como por exemplo, defesas, defesas difíceis, qualidade na saída de bola e jogos seguidos sem ser vazado. O atleticano fez 194 pontos, 83 a mais que o segundo colocado, Cleiton do Bragantino. Estranhamente, Everson é bastante questionado pela torcida do galo, mesmo sendo um dos principais responsáveis pelo título brasileiro em 2021. Nascido no interior paulista, Pindamonhangaba, Everson tem 31 anos e está no melhor momento de sua carreira. Criado na base do São Paulo, onde chegou em 2003, lá permaneceu até 2010, sem contudo ter muitas oportunidades, afinal, tempos do absoluto Rogério Ceni. Do clube do Morumbi, Everson foi para o Guaratinguetá, depois rodou pelo nordeste jogando por River do Piauí, Confiança de Sergipe e Ceará, quando veio para o Santos em 2019 e, posteriormente, 2020, para o Atlético/MG. Vem sendo convocado para a seleção brasileira rotineiramente.

O Santos Futebol Clube talvez não conseguisse se manter na elite do futebol brasileiro, não fosse o goleiro João Paulo. Nascido em Dourados (MS) em 1995, João Paulo está no Santos desde 2011 e, embora tenha atuações na equipe titular mais remotamente, só em 2020, passou a ser relacionado com mais frequência, até assumir a titularidade da meta santista. Foi destaque no gol praiano na Libertadores da América de 2020. João Paulo é outro exemplo de profissionalismo, paciente, comprometido, disponível, soube esperar a oportunidade e agarrá-la. Além de ser dono de um reflexo invejável, elasticidade e impulsão muito boas, ótima colocação embaixo das traves e explosão, João Paulo tem ótimo passe, o que significa uma saída de jogo mais dinâmica e eficaz. Um dos melhores na temporada de 2021.

O único goleiro jogando fora do Brasil e sobre o qual não pairam dúvidas, é Alisson. Alisson Becker, um gaúcho de Nova Hamburgo, nascido em 1992, começou sua trajetória no mundo do futebol jogando nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre, ainda em 2006. Jogou pelo Colorado até 2016, quando teve seu passe negociado com a Roma da Itália. Em 2018, transferiu-se para o Liverpool da Inglaterra, clube no qual joga até hoje. Alisson vem sendo convocado para a seleção brasileira desde o sub-17, chegando a seleção principal em 2015; é titular desde 2016. em 2019, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Neste ano ganhou tudo pelo Liverpool, campeonato inglês, Liga dos Campeões da UEFA, Supercopa da UEFA e o título mundial interclubes. De quebra, levou a Copa América pela seleção brasileira. Alisson é um goleiro extremamente técnico, ótimos reflexos e um poder de reação que lhe rendeu o apelido de “goleiro gato”. Seu senso de colocação faz dele um goleiro considerado discreto.

Como observado no começo deste artigo, a posição de goleiro é a que mais se qualificou nas últimas décadas. São muitos os goleiros talentosos jogando Brasil afora e muitos no exterior, o que dificulta, e muito, a tarefa de eleger os melhores. Melhor assim.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?