loading

Ucrânia: Sindicato e Ligas pedem à FIFA para ajudar jogadores estrangeiros na Rússia

O Sindicato Internacional de futebolistas (FIFPRO) e o Fórum das Ligas Mundiais (WLF) pediram à FIFA que permita que qualquer jogador empregado por um clube russo possa rescindir contrato, sem consequências, e assinar livremente por outro emblema.

Ucrânia: Sindicato e Ligas pedem à FIFA para ajudar jogadores estrangeiros na Rússia

Numa carta enviada à secretária-geral da FIFA, a senegalesa Fatma Samoura, e divulgada hoje pelos dois organismos, FIFPRO e WLF defenderam a necessidade de criar condições para que os jogadores estrangeiros que atuam no futebol russo possam abandonar o país e continuar a sua profissão noutros campeonatos, sem que sejam punidos por isso.

“Esses jogadores estrangeiros podem legitimamente considerar que não estão dispostos a continuar a representar um clube russo. Devem poder rescindir imediatamente contrato com o seu empregador, sem enfrentar sanções de órgãos internacionais, e assinar por um novo clube sem serem limitados por regulamentos e pelo período de transferências”, lê-se na carta.

A FIFPRO e WLF também requerem à FIFA que facilite a contratação dos jogadores que já saíram da Rússia e também da Ucrânia e que estão sem clube, fazendo cair a limitação do número de emblemas que podem representar na mesma temporada, atualmente definida em três.

A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo a ONU, com um número de mortos e feridos calculados na ordem dos vários milhares, mas ainda por determinar, tanto militares como civis, de ambas as partes.

O ataque ordenado Putin visa a “desmilitarização e a desnazização” da Ucrânia, o que significa o derrube do regime pró-ocidental de Kiev.

Os atos de guerra foram condenados pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas contra Moscovo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?