loading

I Liga: Visita de Benfica a Braga 'anima' ronda em que FC Porto pode igualar recorde

Sporting de Braga e Benfica abrem na sexta-feira a 28.ª jornada da I Liga de futebol, em jogo antes de compromissos europeus, numa ronda em que o FC Porto está à beira de um recorde com 44 anos.

I Liga: Visita de Benfica a Braga 'anima' ronda em que FC Porto pode igualar recorde

A grande atração da jornada no regresso do campeonato, após a pausa para as seleções que ‘apurou’ Portugal para o Mundial2022, está na visita do Benfica a Braga (20:15), pese embora o pouco interesse ‘matemático’ no duelo.

Praticamente fora do título, ao Benfica resta a também difícil hipótese de chegar ao segundo lugar, a seis pontos do Sporting, enquanto o Sporting de Braga pode preocupar-se em segurar o quarto lugar e quando tem o Gil Vicente, que visita o ‘aflito’ Arouca (15.º), a apenas três pontos.

O jogo antecede os compromissos na Europa, com as ‘águias’ a receberem na terça-feira o Liverpool, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, e os bracarenses a jogarem também em casa, na quinta-feira, diante dos escoceses do Rangers, mas na Liga Europa.

No campeonato, o líder FC Porto, e grande candidato ao título, está a muito pouco de igualar um recorde do Benfica entre 1976/77 e 1978/79, quando as ‘águias’ estiveram 56 jogos sem sofrerem qualquer derrota para o campeonato.

Caso empata ou vença na segunda-feira na receção ao Santa Clara (10.º), em jogo que encerra a jornada, a equipa de Sérgio Conceição iguala esse longínquo recorde, estabelecido há quase 44 anos.

No Dragão, a equipa portista reencontra um dos poucos adversários que a venceu esta época, então em jogo a contar para a Taça da Liga (3-1), nos Açores, com a atenuante de os portistas terem algumas mexidas em relação aos habituais titulares.

No jogo que fecha a jornada, o FC Porto entra em campo conhecedor do resultado do Sporting (segundo), adversário na corrida ao título, depois de os ‘leões’ receberem no domingo o Paços de Ferreira (nono) e terem a possibilidade de reduzir a diferença para três pontos.

O campeão Sporting, que ainda espera pela recuperação do lateral Pedro Porro, não ‘atira a toalha ao chão’, apesar de alguma quebra no final de primeira volta e já na segunda, com a perda de 10 pontos (duas derrotas e dois empates).

Em outros jogos, destaque para a luta na zona de descida, com Moreirense e Belenenses SAD em lugares de despromoção direta, e Tondela, que estreou o treinador Nuno Campos na última ronda e fez sair Pako Ayesterán, em lugar de ‘play off’.

No sábado, o Belenenses SAD, 18.º e último, recebe o Portimonense (15:30), a equipa com pior série sem vencer na I Liga (sete derrotas e seis empates nos últimos jogos) e que ‘sobrevive’ no 11.º lugar graças a uma razoável primeira volta.

Os ‘azuis’ não vencem há cinco jornadas, mas os algarvios têm o seu último triunfo há três meses e meio, quando venceram em Moreira de Cónegos (1-0), na 14.ª jornada.

Já no domingo, o Moreirense (17.º), também num mau momento, com cinco derrotas e um empate nos últimos seis jogos, visita o Vitória de Guimarães (sexto), e o Tondela (16.º), há sete jogos sem vencer (cinco derrotas e dois empates) visita o Marítimo (oitavo).

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Abril de 2022
Sp. Braga - Benfica, 3 - 2

Sábado, 2 de Abril de 2022
BSAD - Portimonense, 2 - 0
Estoril - Vizela, 1 - 2
Arouca - Gil Vicente, 2 - 1
Famalicão - Boavista, 1 - 2

Domingo, 3 de Abril de 2022
Marítimo - Tondela, 1 - 3
Moreirense - V. Guimarães, 0 - 1
Sporting - Paços Ferreira, 2 - 0

Segunda-feira, 4 de Abril de 2022
FC Porto - Santa Clara, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?