loading

CAN 2012: Federação afirma que Cabo Verde tem boas hipóteses de se qualificar

O presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) acredita que a seleção de Cabo Verde tem “boas possibilidades” de se qualificar pela primeira vez para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN).

Reagindo ao sorteio da fase de qualificação da CAN2012, realizado sábado em Lumbumbashi (RD Congo) e cuja fase final decorrerá no Gabão e Guiné Equatorial, Mário Semedo não se mostrou intimidado com os adversários que Cabo Verde terá pela frente no Grupo 1 da fase de qualificação - Libéria, Mali e Zimbabué.

Mário Semedo apontou o Mali como o adversário de maior gabarito, tendo em conta os seus jogadores que alinham em equipas europeias de renome, mas defendeu ser necessário ter condições, nomeadamente financeiras, para que Cabo Verde possa ter uma preparação adequada para os vencer.

A esse propósito, o presidente da FCF chamou também a atenção para a necessidade “urgente” de serem criadas as condições para que o Estádio da Várzea, no centro da Cidade da Praia, possa acolher os jogos da seleção, liderada pelo técnico português João de Deus.

Na opinião de Mário Semedo, se a Confederação Africana de Futebol (CAF) realizar agora uma inspeção ao Estádio da Várzea, “muito provavelmente” Cabo Verde poderia ser impedido de disputar as eliminatórias do CAN 2012 por falta de condições do recinto para acolher jogos internacionais.

A 03 de setembro de 2009, em Lisboa, quando Cabo Verde efetuou vários jogos de preparação, João de Deus “prometeu” que tudo faria para levar pela primeira vez a seleção cabo-verdiana a uma fase final da CAN.

A seleção de Cabo Verde, que nunca conseguiu o apuramento para a fase final de uma CAN, inicia a sua participação nas eliminatórias a 04 de setembro próximo justamente no Estádio da Várzea, recebendo o Mali.

Na segunda jornada, marcada para 09 de outubro, Cabo Verde vai a Harare para defrontar o Zimbabué e, na ronda seguinte, a 26 de março de 2011, recebe a Libéria.

A 05 de junho do mesmo ano, Cabo Verde desloca-se a Monróvia para defrontar a Libéria, e regressa ao Estádio da Várzea a 03 de setembro, para receber o Zimbabué.

A seleção cabo-verdiana fecha a sua participação na fase de qualificação para a CAN 2012 com a deslocação a Bamako, para defrontar o Mali.

A Guiné Equatorial e Gabão, na qualidade de coorganizadores, qualificam-se automaticamente para a fase final do CAN 2012. Os primeiros classificados dos 11 grupos e os três melhores classificados em segundo lugar qualificam-se diretamente.

No mais recente “ranking” mundial elaborado pela FIFA, datado de 3 de fevereiro, Cabo Verde surge no 100.º lugar, depois de em junho de 2009 ter ocupado o 94.º posto, o mais alto da sua história.

Espanha, Brasil, Holanda, Itália, Portugal, Alemanha, França, Argentina, Inglaterra e Egito - vencedor da CAN2010 - ocupam os 10 primeiros lugares. Moçambique (82.º) Angola (88.º), Cabo Verde (100.º), Macau (188.º), Guiné-Bissau (195.º) e Timor-Leste (200.º) são os restantes países lusófonos classificados nos “ranking”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?