loading

Crónica: Golo de Ricardo Horta evita derrota de Portugal em Espanha

Portugal evitou hoje uma derrota na deslocação a Espanha, na primeira jornada do Grupo A2 da Liga das Nações, graças a um golo do ‘regressado’ Ricardo Horta, que garantiu o empate 1-1 nos últimos 10 minutos.

Crónica: Golo de Ricardo Horta evita derrota de Portugal em Espanha

Num jogo típico de final de temporada, a Espanha chegou à vantagem na primeira parte, por Álvaro Morata (25 minutos), mas o avançado do Sporting de Braga, que tinha saído do banco de suplentes 10 minutos antes, repôs a igualdade (82), consumando da melhor forma o regresso à seleção nacional, da qual andava afastada desde 2014.

Com este empate, Portugal e Espanha somam um ponto cada, enquanto a República Checa lidera o Grupo A2, com três, após o triunfo por 2-1 na receção à Suíça, próxima adversária da equipa das ‘quinas’, no domingo, no Estádio José Alvalade.

Com Cristiano Ronaldo no banco de suplentes, Portugal entrou com Diogo Costa na baliza, João Cancelo, Pepe, Danilo e Raphaël Guerreiro na defesa, um meio-campo formado por Bruno Fernandes, João Moutinho e Otávio, e um trio atacante com Rafael Leão (que se estreou a titular na seleção lusa), André Silva e Bernardo Silva.

O selecionador espanhol, Luis Enrique, colocou de início Unai Simon na baliza, um quarteto defensivo formado por Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres, Jordi Alba, enquanto Carlos Soler Sergio Busquets e Gavi ocuparam-se do meio-campo. A frente de ataque espanhola foi composta por Ferrán Torres, Morata e Pablo Sarabia (emprestado ao Sporting pelo Paris Saint-Germain na última temporada).

Portugal não entrou bem no jogo e, apoiada pelos cerca de 41.000 espetadores presentes no Benito Villamarín (dos quais perto de 2.000 eram portugueses), a Espanha chegou com perigo à área portuguesa logo aos três minutos, quando Gavi rematou à entrada da área, a bola ressaltou num companheiro e desviou para fora.

Portugal começou a equilibrar mais o jogo a partir dos 15 minutos, conseguindo ter alguma posse de bola, e criou a primeira grande oportunidade de golo aos 18 minutos, por Rafael Leão, que, sozinho, dentro da área, atirou por cima, após passe de Raphaël Guerreiro da esquerda.

Quando Portugal parecia estar melhor, a Espanha chegou ao golo, aos 25 minutos, por Álvaro Morata, que recebeu na área um passe de Sarabia a culminar um contra-ataque que tinha nascido de um cruzamento atrasado de Rafael Leão na área espanhola, mas que nenhum jogador luso conseguiu intercetar, permitindo que a formação contrária aproveitasse para se colocar em vantagem.

Apenas quatro minutos depois, a Espanha quase chegava ao 2-0, quando Carlos Soler atirou por duas vezes com perigo, a primeira para defesa do guarda-redes Diogo Costa e a segunda numa recarga por cima.

Uma rotação e um remate ao lado de André Silva (34 minutos) à entrada da área foi o mais próximo que Portugal esteve da baliza rival num primeiro tempo que terminou com ‘La Roja’ por cima no jogo, com mais posse de bola e a criar dificuldades à formação lusa.

No segundo tempo, Portugal trocou João Moutinho por Rúben Neves, e depois de um período inicial de alguma intranquilidade, quase chegou ao golo aos 57 minutos, de novo por Rafael Leão, cujo bom trabalho - a tirar um rival da frente e a rematar - acabou por ser ‘anulado’ pelo guarda-redes espanhol, Unai Simon.

Aos 64 minutos, e já com Cristiano Ronaldo em campo (entrou minutos antes para o lugar de André Silva), Álvaro Morata chegou em boa posição à área portuguesa, mas o remate saiu ao lado, e aos 73 minutos foi a vez de Sarabia criar perigo, atirando à malha lateral.

Portugal procurava chegar ao golo e, aos 82, fez o 1-1 por Ricardo Horta, que tinha entrado pouco antes e atirou para o fundo das redes, ao segundo poste, após cruzamento de João Cancelo da direita, evitando a derrota lusa.

Aos 87, Jordi Alba quase desfez o empate, mas o cabeceamento do lateral espanhol saiu ao lado.

Portugal volta a jogar no domingo, no Estádio José Alvalade, diante da Suíça.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?