loading

Crónica: Gil Vicente complica 'sonho' europeu com final desastrado em Alkmaar

O Gil Vicente perdeu hoje com os neerlandeses do AZ Alkmaar, por 4-0, em partida da primeira mão do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa, em que os minhotos ‘sucumbiram’ na parte final.

Crónica: Gil Vicente complica 'sonho' europeu com final desastrado em Alkmaar

A equipa de Barcelos ainda minimizou os ‘estragos’ na primeira parte, sofrendo apenas um golo, aos 24 minutos, por Dani de Wit, mas já na etapa complementar, quando parecia ter o desafio controlado, acabou por hipotecar as suas ambições na competição, sofrendo três tentos em pouco mais de 10 minutos, por Mayckel Lahdo (78), Vangelis Pavlidis (85) e Mees de Wit (89).

Com este resultado, a formação minhota, em ano de estreia nas competições europeias, complicou sobremaneira o ‘sonho’ de passar à próxima fase da competição, embora ainda vá receber, em Barcelos, dentro de uma semana, este conjunto neerlandês.

No desafio de hoje, o técnico dos ‘galos’, Ivo Vieira, surpreendeu ao mudar quase metade da equipa titular utilizada na última partida, frente ao Arouca, para a I Liga, deixando de fora elementos como Lucas Cunha, Pedro Tiba, Boselli ou Fran Navarro, este último devido a lesão.

Com um desenho tático de 4x4x2, os minhotos entraram algo retraídos no jogo, concentrando as primeiras atenções em conter a forte transição do adversário, e saindo-se bem nessas tarefas defensivas, apesar da pressão sofrida.

Apesar de contida, a formação lusa até foi a primeira a criar uma situação de digna de registo junto à baliza adversária, num cabeceamento de Élder Santana, após bom cruzamento de Arai, para defesa fácil do guarda-redes contrário.

O AZ Alkmaar não se intimidou com esse atrevimento do Gil Vicente e, jogando mais tempo no meio-campo contrário, não surpreendeu quando, aos 24 minutos, inaugurou o marcador, numa jogada tão simples quanto eficaz: arrancada do internacional húngaro Milos Kerkez pelo corredor esquerdo, pontuada com cruzamento primoroso para o cabeceamento de Dani de Wit, que surgiu entre a defesa gilista.

Só quando se viu em desvantagem, o Gil Vicente ‘perdeu o respeito’ ao adversário, passando a pisar terrenos mais adiantados e a deixar nova ameaça num remate de Mizuki Arai, de longe, que o guarda-redes neerlandês desviou.

A formação de Alkmaar recuou um pouco nessa fase, dando algum espaço para a audácia dos barcelenses, mas a definição final era uma pecha do conjunto de Ivo Vieira, não conseguindo alterar o 1-0 até ao intervalo.

O tempo de descanso conseguiu, ainda assim, desinibir o conjunto de minhoto, que reentrou a dividir o jogo e a ser mais presente na área dos neerlandeses, embora sem efeitos práticos na altura da finalização.

O AZ Alkmaar contribuiu para o acreditar dos gilistas, que se mostravam mais afoitos com as entradas de Kevin Villodres e Matheus Bueno, mas não deixava de ameaçar a baliza portuguesa, com Andrew Silva, aos 73, a ter excelente defesa a remate de Vangelis Pavlidis.

O lance serviu de aviso ao Gil Vicente, que forçado a mexer no eixo da defesa, com entrada ‘a frio’ de Lucas Cunha para o lugar do lesionado Tomás Araújo, começava a abrir ‘brechas’.

Nessa fase, os neerlandeses foram ‘cirúrgicos’ e, em pouco mais de 10 minutos, praticamente resolveram a eliminatória com três golos de ‘rajada’, aproveitando erros defensivos dos minhotos.

Mayckel Lahdo, aos 78 minutos, e Vangelis Pavlidis, aos 85, ampliaram, de forma astuta, a vantagem do AZ, em dois lances em que o setor recuado do Gil Vicente não ficou bem, e, aos 89, Mees de Wit - que passou pelo Sporting entre 2018 e 2021 - assinou o 4-0 final, tornando o ‘castigo’ demasiado pesado para o conjunto português.

O novo encontro entre as duas formações está agendado para 25 de agosto, em Barcelos, numa partida em que o Gil Vicente terá de se superar para evitar a eliminação.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?