loading

Crónica: Benfica sofre maior derrota da história face a 'super' Barcelona

A equipa feminina do Benfica, muito desfalcada na defesa, sofreu hoje a maior derrota da sua história, ao ser goleada pelo FC Barcelona por 9-0, na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Crónica: Benfica sofre maior derrota da história face a 'super' Barcelona

As catalãs foram ‘esmagadoras’, vencendo com tentos de Patri Guijarro (primeiro minuto), Aitana Bonmatí (14), Asisat Oshoala (34 e 84), Mariona Caldentey (50), Ana-Maria Crnogorcevic (65), Geyse (67 e 88) e Cláudia Pina (77).

No ‘monólogo’ no Estádio Johan Cruyff, o único que confortará o Benfica é ter escapado à ‘chapa 10’, num embate em que faltaram as defesas Catarina Amado, Ana Seiça, Sílvia Rebelo e Lúcia Alves, enquanto Kika Nazareth e Jéssica Silva começaram no banco.

Com estas jogadoras de início, a história poderia ter sido diferente, mas, se calhar, não muito, tendo em conta a ainda muito evidente diferença de qualidade entre os dois conjuntos, sendo o ‘Barça’, claramente, uma das melhores equipas da Europa.

O encontro só teve um sentido desde início, o da baliza do Benfica, que se viu em desvantagem após 48 segundos: Lucy Bronze marcou um lançamento lateral na direita, Oshoala rodou sobre Carole Costa e centrou atrasado para o desvio de Patri Guijarro.

O ‘Barça’, sempre em cima da área contrária, asfixiando a saída de bola das ‘encarnadas’, hoje de amarelo, ameaçou o segundo tento aos seis e 13 minutos, antes de marcar aos 14, por Aitana Bonmatí, após assistência de cabeça de Oshoala.

A nigeriana teve, depois, duas boas oportunidades, aos 19 e 21 minutos, mas, à terceira, faturou mesmo, aos 34, com um ‘tiro’ de fora da área, após um corte incompleto de Carole Costa.

Na parte final da primeira parte, as catalãs ‘acalmaram’ e o Benfica conseguiu, finalmente, um remate, aos 44 minutos, por Andreia Faria, intercetado pela defesa catalã, mas para os pés de Ana Vitória, que, em boa posição, não rematou.

A segunda metade começou com mais um tento do ‘Barça’, que chegou ao quarto aos 50 minutos, através de uma arrancada de Mariona Caldentey, que entrou na área sobre a esquerda e colocou a bola, rasteira, junto ao poste direito de Rute Costa.

Pouco depois, aos 54 minutos, Filipa Patão lançou Kika Nazareth e Jéssica Silva, que, aos 56, construiu uma boa ocasião, ao romper e lançar Cloé Lacasse, mas a canadiana não deu a melhor sequência.

O Benfica conseguiu ter algum tempo a bola, mas foi algo episódico, já que o ‘Barça’ aumentou a vantagem aos 65 minutos, por Ana-Maria Crnogorcevic, servida por Mariona Caldentey.

De imediato, o técnico catalão procedeu a quatro alterações, lançando, entre outras, a brasileira ex-Benfica Geyse, que apontou o sexto aos 67, após passe de Patri Guijarro, e ofereceu o sétimo à também suplente Cláudia Pina, aos 77.

Nos derradeiros 10 minutos, ainda surgiram os ‘bis’ de Oshoala, aos 84 minutos, e Geyse, aos 88, servidas por Mariona e Pina, respetivamente, com as catalãs, no final, ainda a tentarem, sem sucesso, chegar ao 10.º.

A suplente Christy Ucheibe também poderia ter conseguido o golo de honra das ‘encarnadas’, aos 90+3 minutos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?