loading

ll Liga: Leixões derrota Vilafranquense e confirma manutenção

O Leixões confirmou esta sexta-feira a manutenção na II Liga após vencer por 2-0 o Vilafranquense, em jogo 33.ª e penúltima jornada.

ll Liga: Leixões derrota Vilafranquense e confirma manutenção

A equipa de Matosinhos chegou aos 39 pontos, o que deixa o Leixões matematicamente livre do perigo de despromoção. Brunão fez o 1-0 aos 52 minutos, depois de uma defesa incompleta do guarda-redes Pedro Trigueira, e Tiago Morais anotou o resultado final, aos 87 minutos, com um remate cruzado.

Depois de três derrotas consecutivas, duas delas em casa, o Leixões chegou a este encontro com o quinto classificado, o Vilafranquense, sob grande pressão e isso ficou visível na sua exibição insegura até ao intervalo diante de um opositor descontraído.

O Leixões - cujo plantel comprou e ofereceu todos os bilhetes deste jogo aos sócios, destinando-se a receita correspondente a pagar alguns tratamentos de uma bebé de um ano - apanhou um grande susto logo aos sete minutos.

John Mercado isolou-se, enfrentou Igor Stefanovic, rematou e o guarda-redes leixonense conseguiu defender, evitando um golo que podia ter complicado muito os objetivos da equipa da casa.

A segunda parte correu bem ao Leixões: o lateral esquerdo Miguel Ângelo sofreu uma falta já perto da área contrária, Fabinho bateu o livre, Pedro Trigueira defendeu para a frente e Brunão, à vontade, aproveitou e fez um golo fácil.

O Vilafranquense reagiu e Léo Alaba rematou com o pé esquerdo, aos 55 minutos, mas ao lado da baliza leixonense.

Os visitantes tinham mais bola e melhores ideias, mas faltou-lhes a intensidade necessária para conseguir algo mais, e Ricardo Valente ganhou uma bola aos 64 minutos junto à linha divisória do meio-campo, correu para a baliza de Pedro Trigueira e, já na área, rematou, mas para fora.

O empate esteve à vista aos 80 minutos, no seguimento de um cruzamento Edson Farias da esquerda, com Nené a surgir nas costas de Meira, desatento, e a desviar para as mãos de Stefanovic, que foi um dos jogadores decisivos do Leixões neste jogo.

O Vilafranquense lutou pelo empate, mas, aos 87 minutos, foi surpreendido por um contra-ataque rápido pela esquerda. Arome lançou Tiago Morais e o ala leixonense deixou um opositor para trás, fletiu para o centro e acabou o seu trabalho com um remate cruzado e colocado, fazendo o 2-0 final.

Com este triunfo, a equipa de Matosinhos atinge os 39 pontos – perderá um na classificação final por infrações de natureza salarial -, e já não pode ser alcançada pelo BSAD, equipa em zona de play-off de manutenção, que tem 31 e menos um jogo. O Vilafranquense segue em quinto, com 45 pontos.

Programa da jornada

Sexta-feira, 19 de Maio de 2023
Leixões - Vilafranquense, 2 - 0
Benfica B - Farense, 0 - 1

Sábado, 20 de Maio de 2023
Sp. Covilhã - Trofense, 0 - 2
Ac. Viseu - Feirense, 2 - 1
BSAD - Oliveirense, 2 - 1

Domingo, 21 de Maio de 2023
CF Estrela Amadora - Nacional, 0 - 1
Mafra - Moreirense, 0 - 2
Torreense - Penafiel, 5 - 1

Segunda-feira, 22 de Maio de 2023
Tondela - FC Porto B, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?