loading

Crónica: Arouca vence na receção ao Desportivo de Chaves por 1-0 e garante sonho europeu

O Arouca venceu este sábado na receção ao Desportivo de Chaves, por 1-0, e garantiu uma vaga nas competições europeias pela segunda vez na sua história, após 2016/2017, recuperando provisoriamente o quinto lugar da I Liga.

Crónica: Arouca vence na receção ao Desportivo de Chaves por 1-0 e garante sonho europeu

O golo do arouquense Morlaye Sylla, de grande penalidade, ao 63.º minuto, foi decisivo para o desfecho de uma partida em que Steven Vitória, para o lado dos flavienses, teve também oportunidade de marcar da marca dos 11 metros, mas acabou por desperdiçar.

Com as duas equipas separadas por apenas dois pontos à partida para o jogo e o sexto lugar do campeonato em disputa, o Desportivo de Chaves tinha uma oportunidade de ultrapassar a formação da Serra da Freita na reta final do campeonato, em caso de vitória.

O Arouca precisava de apenas um ponto para garantir a presença na próxima edição da Liga Conferência Europa, uma vez que o clube transmontano não pediu previamente o licenciamento à UEFA e a vitória permitiria também recuperar provisoriamente o quinto lugar ao Vitória de Guimarães.

Em momentos de forma distintos, a equipa da Armando Evangelista entrou para a partida na pior série de resultados da temporada, com três derrotas consecutivas, nas quais não conseguiu apontar qualquer golo, enquanto o Desportivo de Chaves havia vencido quatro dos últimos cinco jogos, a melhor fase da época.

Aos 10 minutos, o Arouca esteve perto do golo numa jogada de contra-ataque desenhada por Morlaye Sylla, mas Rafa Mújica rematou fraco para defesa de Paulo Vítor.

Novamente, aos 11, por Mújica, após um grande cruzamento de Tiago Esgaio, aos 16, num remate forte de Sylla à figura, e, aos 25, através de um remate cruzado Antony Alves, os caseiros estiveram muito próximos de marcar, apenas podendo culpar a ineficácia em frente à baliza para justificar não terem chegado à vantagem.

Por sua vez, ao minuto 31, os transmontanos reagiram por Héctor Hernández, com o ponta de lança espanhol a responder com um bom cabeceamento de Bruno Langa para uma notável intervenção de Arruabarrena, que voltaria a estar em plano de evidência ao tirar um grande golo a João Correia (40).

Numa primeira parte repleta de oportunidades, ainda que o resultado fosse um enganador 0-0, o Desportivo de Chaves ainda teve direito a uma grande penalidade já no período de descontos, mas o capitão Steven Vitória atirou de forma displicente muito por cima.

No segundo tempo, o central dos ‘lobos’ João Basso ainda criou algum perigo num cabeceamento ao lado, aos 49, antes de Sylla conquistar uma grande penalidade, aos 60, por falta de Nelson Monte.

Após uma extensa revisão das imagens por parte do videoárbitro, o juiz da partida, Gustavo Correia, manteve a decisão e, com 63 minutos jogados, o próprio Sylla foi chamado à conversão e inaugurou o marcador.

O 1-0 acabaria por mudar bastante a partida, com o Arouca a recuar no terreno e a não permitir grandes oportunidades até final, em que Sylla podia ter dilatado a vantagem.

Com este resultado, o Arouca ascende provisoriamente ao quinto lugar da I Liga, com 51 pontos, mais um do que os vimaranenses, enquanto o Desportivo de Chaves permanece em sétimo, com 46.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?