loading

Benfica: Neres escapa a suspensão depois de ter recebido amnistia do Papa

David Neres conseguiu escapar, de forma surpreendente, a uma suspensão. O extremo brasileiro recebeu a amnistia do Papa e, por isto, escapou a um castigo, depois do seu comportamento durante os festejos do título de campeão nacional em maio deste ano.

Benfica: Neres escapa a suspensão depois de ter recebido amnistia do Papa
David Neres

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anunciou esta terça feira que a infração disciplinar que levou à abertura de um processo contra Neres foi extinta, graças a uma lei de amnistia promovida pela visita do Papa Francisco a Lisboa em agosto.

David Neres tinha sido punido com um jogo de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) devido a comentários dirigidos a Otávio e Pedro Gonçalves durante as celebrações do título.

No entanto, a Lei n.º 38-A/2023, aprovada em agosto e relacionada com a visita do Papa a Portugal, estabeleceu um perdão de penas para infrações disciplinares ocorridas até às 0h00 de 19 de junho.

O TAD invocou esta lei para justificar a extinção da infração disciplinar contra David Neres, destacando que o seu comportamento não constitui simultaneamente um delito não amnistiado pela nova lei e que a sanção aplicável não é superior a uma suspensão ou prisão disciplinar.

Além disso, o tribunal argumentou que Neres não pode ser considerado reincidente de acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga e sublinhou que a Lei da Amnistia tem aplicação imediata.

Esta decisão, tomada a 15 de setembro mas divulgada recentemente, permite que David Neres continue a jogar sem qualquer suspensão e representa um caso curioso de como eventos externos, como a visita do Papa, podem influenciar o mundo do desporto.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?