loading

Totti: "Não diria que o número 10 se extinguiu, mas agora é um número como outro qualquer"

Numa recente entrevista ao jornal espanhol 'Marca, Francesco Totti', o icónico número 10 da Roma, lançou uma nova luz sobre o papel desse número lendário no futebol contemporâneo.

Totti: "Não diria que o número 10 se extinguiu, mas agora é um número como outro qualquer"
Totti

Ao longo da sua carreira, Totti personificou a magia frequentemente associada à camisola número 10, mas hoje o antigo médio italiano vê essa tradição perder destaque dentro das quatro linhas.

O mítico número 10 costumava ser sinónimo de criatividade, brilhantismo e magia no futebol. Nomes como Pelé, Diego Maradona, Zinedine Zidane e Michel Platini deixaram uma marca indelével com o número nas costas. Totti, com toda a sua classe e elegância, foi uma extensão dessa linhagem distinta.

Contudo, o antigo capitão da Roma reconheceu que o papel do número 10 tem mudado significativamente nas últimas décadas. No futebol moderno, que valoriza a coletividade e exige contribuições equitativas de todos os jogadores, o tradicional "maestro" da equipa tem vindo a perder destaque.

"Antes talvez fosse o número mais importante de uma equipa. Não diria que se extinguiu, mas agora o 10 é um número como outro qualquer, sem tenta relevância na equipa", observou Totti.

Na era contemporânea, raramente vemos os tradicionais número 10 a ocupar a mesma posição central e destacada que antes tinham no campo. Em vez disso, a responsabilidade pela criação e distribuição do jogo está muitas vezes mais difundida, e os jogadores são valorizados pelo seu profissionalismo e versatilidade em múltiplas posições.

No entanto, enquanto o papel do número 10 pode ter evoluído, a sua história e legado continuam a inspirar jogadores jovens que aspiram a honrar essa tradição e a imitar as lendas que a tornaram lendária.

Além disso, na entrevista, Totti partilhou um segredo surpreendente. Florentino Pérez, o presidente do Real Madrid, lamentou não ter tido a oportunidade de assinar com Totti para integrar o elenco dos "galácticos". Esta equipa, que já contou com nomes como Luís Figo, Ronaldo, Roberto Carlos, Zinedine Zidane e David Beckham, é lembrada como uma das mais galácticas da história do futebol.

"Sim, encontrei-me com ele um par de vezes e disse-me que a única lacuna foi não me ter tido no Real Madrid, dizia que tinha sido a única falha", revelou o ex-jogador.

No entanto, Totti optou por dedicar toda a sua carreira à Roma, tornando-se uma lenda viva na capital italiana. Hoje, a Roma é liderada por José Mourinho, e Totti expressa otimismo em relação à capacidade do treinador português de levar o clube a novas alturas.

"Vejo a atual equipa com altos e baixos, mas sempre sob a alçada de um grande treinador, como é o José. Espero que possa levar a equipa o mais alto possível", rematou Totti.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?