loading

"Deixem-se de fanfarronices, de foguetes, dessas tretas todas"

Quando Roger Schmidt aterrou no Benfica, as expectativas em torno da sua qualidade eram altas, e as suas primeiras palavras conquistaram imediatamente o coração dos adeptos encarnados, conhecidos pela sua exigência e amor ao clube.

"Deixem-se de fanfarronices, de foguetes, dessas tretas todas"
FC Porto

"O Schmidt vai pedir desculpa porquê?", questiona antigo internacional português.

Munido de um histórico promissor no futebol europeu, Schmidt trouxe consigo um discurso empolgante e a promessa de um futebol "ofensivo, vibrante e empolgante".

A afirmação "quem ama o futebol, ama o Benfica" proferida pelo técnico alemão nas suas primeiras horas em solo português, tornou-se o lema que alimentou o entusiasmo dos benfiquistas, gerando apoio fervoroso à equipa e a Roger Schmidt.

Contudo, as coisas não têm corrido como esperado, e a recente derrota frente ao FC Porto evidenciou não apenas as fraquezas da equipa encarnado, mas também abriu, uma vez mais, espaço para críticas ao próprio treinador alemão.

Recorde-se que, na temporada anterior, Schmidt conduziu o Benfica à conquista do título de campeão nacional e ergueu a Supertaça Cândido de Oliveira diante dos dragões.

O futebol praticado pela equipa era atrativo, rápido e eficiente. No entanto, a atual época revelou um Benfica distante da consistência desejada, e as exibições ficaram aquém das expectativas dos adeptos.

"Se há coisa que não gosto é de fanfarronice, mesmo no meu clube quando deitam foguetes"

A comunicação, inicialmente cativante, agora é alvo de críticas, com alguns a considerarem que o treinador germânico tem um "discurso podre".

No final do jogo contra o FC Porto, a recusa de Schmidt em pedir desculpas aos adeptos contrastou com a postura de Rui Costa, líder máximo das águias, que assumiu a responsabilidade e dirigiu palavras de apaziguamento.

Este episódio, aliado às más exibições recentes, colocou Roger Schmidt sob intensa análise e gerou, naturalmente, descontentamento entre os adeptos benfiquistas.

Fernando Mendes, antigo jogador de futebol e agora comentador desportivo, não hesitou em questionar a necessidade de Roger Schmidt pedir desculpas aos adeptos.

Numa das suas intervenções na CMTV, onde faz parte de um painel de comentadores, Mendes expressou a sua discordância com a ideia de um pedido de desculpas, afirmando que as pessoas estão "muito equivocadas" em relação à situação do Benfica.

"O Schmidt vai pedir desculpa porquê?", começou por questionar Mendes, citado pelo jornal 'Bancada.pt', antes de alertar para a aversão à fanfarronice, especialmente quando se lançam foguetes antecipados.

"Se há coisa que não gosto é de fanfarronice, mesmo no meu clube quando deitam foguetes. Detesto isso porque isto dá a volta", alertou o antigo internacional português.

Mendes admitiu que Schmidt tem cometido alguns erros, sendo alvo de críticas por parte dos benfiquistas. No entanto, destacou que o Benfica está a apenas um ponto do primeiro classificado, na luta pela Taça de Portugal e na Liga Europa, sublinhando que a época ainda está em aberto.

"Tem tido más opções? Tem tido. É criticado pelos benfiquistas. Está a um ponto do primeiro classificado, na luta pela Taça de Portugal e na Liga Europa. Isto é o facto. Não há que esconder. Podia estar melhor? Podia. Tem obrigação de fazer melhor com os jogadores que tem? Eu acho que sim", observou o agora comentador.

Apesar de reconhecer que Roger Schmidt tem enfrentado críticas justificadas, o antigo futebolista foi além das críticas ao treinador encarnado, apontando para a perceção de que alguns jogadores que chegaram ao Benfica foram sobrevalorizados.

"Deixem-se de fanfarronices, de foguetes, dessas tretas todas que isso não leva a lado nenhum"

"Mas também há aqui uma coisa. Os jogadores que vieram foi como grandes estrelas e não é bem assim. Fizeram mais do que eles valem, na minha modesta opinião. O Benfica está na luta por tudo. Está a um ponto, volto a dizer, tem tudo aberto", justificou Mendes.

Na visão de Mendes, estas "grandes estrelas" fizeram mais do que o seu real valor desportivo, sugerindo que a equipa pode ter sido construída com expectativas pouco realistas.

O Benfica está numa posição competitiva, mas Mendes acredita que o foco excessivo em antecipar conquistas pode ser prejudicial. O ex-jogador apelou à moderação, destacando que a época é longa e as reviravoltas são comuns no futebol.

"Por isso é que detesto é fanfarronice. ‘Agora vai ser’. Há muito campeonato. Isto dá muitas voltas", avisou o antigo jogador.

"O Sporting está a fazer uma boa época? Está a fazer uma boa época. Deixem-se de fanfarronices, de foguetes, dessas tretas todas que isso não leva a lado nenhum. Jogo a jogo", rematou Fernando Mendes.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?