loading

FPF quer sensibilizar crianças para posto de guarda-redes

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizou hoje a 1.ª sessão “Dia do guarda-redes”, uma ação em que pretende sensibilizar crianças para um posto específico que tem poucos praticantes em Portugal.

No Estádio Arnaldo Dias, em Odivelas, a primeira de quatro ações contou com a presença do selecionador português, Paulo Bento, e dos treinadores de guarda-redes da FPF - Ricardo Peres (seleção AA), Fernando Brassard (sub-21), Pedro Espinha (sub-19) e Hugo Oliveira (sub-17).

“O que é importante aqui é que, em função da especificidade desta posição, tentar desde idades muito jovens percebam que esta é uma posição como as outras e que tem o seu espaço e que não é aquela função em que parece que só joga aquele que não tem jeito”, disse Paulo Bento.

O selecionador luso adiantou que, sabendo os problemas que há neste momento no posto, é necessário ir “tentando, com um projeto a longo prazo, sensibilizar os miúdos para esta posição”.

Já Ricardo Peres reconhece que o “gosto pela posição tem de ser incutido pela paixão ou pelas referências que possam ter e que são poucas em Portugal”.

“O grande objetivo foi proporcionar-lhes um treino de prática da actividade e para dar um alerta para a posição, porque não existe em muita quantidade”, adiantou.

De acordo com Ricardo Peres, “a perspetiva é tentar cativar o maior número possível de guarda-redes” e disse qual a melhor forma de cativar jovens para a posição.

“Diria que é diferente dos outros todos. Equipa de forma diferente e tem regras específicas. Depois tentava-o cativar, fazendo-o pensar que pode ser um interveniente importante do jogo. Se um dos objetivos do jogo é marcar golos, o outro é não os sofrer. Isso tem um ator principal, que é o guarda-redes”, adiantou.

A ação do “Dia do guarda-redes” foi realizada pela FPF, em parceira com o Desporto Escolar e várias autarquias.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?