loading

Paulo Bento alerta para necessidade de formação de guarda-redes em Portugal

O selecionador nacional de futebol, Paulo Bento, alertou hoje para a necessidade de se criarem cursos de formação de guarda-redes em Portugal, a fim de que o número decrescente destes atletas de campo se altere.

''Há um decréscimo de guarda-redes portugueses na Liga (apenas cinco são habituais titulares). Queremos que essa realidade se altere. Este evento visa, acima de tudo, sensibilizar e motivar para a função específica que é a de guarda-redes em campo. Com este tipo de ações podemos preparar melhor o nosso futuro'', salientou o selecionador nacional, durante a apresentação do Workshop sobre a temática, a ter lugar a 16 de maio, no Estádio Cidade de Coimbra.

Paulo Bento reiterou que esta ação visa ''motivar'' mais os jovens para esta ''posição específica'' no campo, realçando também que é preciso esclarecer o público que ''o guardião é um jogador tão importante como qualquer outro'' e não deve ser visto como ''um elemento isolado da equipa''.

O responsável máximo nacional destacou a importância dos guarda-redes nas melhores equipas estrangeiras dentro dos ''quatro momentos do jogo'', exemplificando com os casos do Barcelona e Real Madrid, entre outros.

Ricardo Peres, treinador de guarda-redes da seleção nacional e um dos organizadores da iniciativa (o outro é Pedro Roma), alertou para a necessidade premente da criação de cursos de treinadores de guarda-redes em Portugal.

''Não existe um curso de treinadores de guarda-redes em Portugal, mas estamos a tentar desenvolver essa ideia para lançar como proposta à Federação Portuguesa de Futebol. É uma lacuna enorme, ao contrário de outros países como a Holanda, onde esta formação já se faz há 20 anos'', opinou o técnico.

Ricardo Peres lamentou esta realidade, mas não se coibiu de afirmar que ''a melhor escola de guarda-redes é a portuguesa''.

''Existem excelentes treinadores de guarda-redes em Portugal, mas sem formação. É urgente a formação de guarda-redes em Portugal e o aparecimento da figura do treinador'', acrescentou ainda.

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, estava satisfeito por ser anfitrião desta iniciativa, mas salientou: ''Na `Briosa´ forma-se bem, mas com tempo''.

''Considero que temos excelentes treinadores de guarda-redes, mas poderão ser ainda melhores se houver partilha entre si'', considerou ainda.

O Workshop ''O Guarda-redes em Jogo'', que vai ter lugar a 16 de maio no Estádio Cidade de Coimbra, terá uma vertente teórica-prática na manhã desse dia e, à tarde, uma mesa redonda com todos os participantes e oradores.

Os oradores são Vítor Silvestre (treinador de guarda-redes do Sporting), Paulo Bento (selecionador nacional), Ricardo Peres (treinador de guarda-redes da seleção nacional), Ana Ramires (psicóloga do desporto) e Ricardo Pereira e Pedro Marques (guardião e treinador do Leicester/Inglaterra, respetivamente).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?