loading

Paulo Bento destaca papel do guarda-redes na construção do jogo

O selecionador português de futebol, Paulo Bento defendeu hoje a importância de o guarda-redes ser visto como um jogador da equipa e não de uma forma individual, depois de ter participado, em Mafra, no Dia do Guarda-Redes.

“O guarda-redes foi visto ao longo dos anos de forma individual. Fala-se muito em dez mais um e queremos falar em 11”, afirmou Paulo Bento, considerando importante que se “olhe para o guarda-redes como alguém que ajuda a construir o jogo da equipa”.

Paulo Bento destacou a importância que a iniciativa Dia do Guarda-Redes - promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelo Desporto Escolar – assume na sensibilização do papel dos guardiões.

“O objetivo é sensibilizar não só as crianças numa idade bastante jovem, como todos para uma posição que tem de ser vista como outra posição qualquer da equipa”, disse.

Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, destacou o facto de a iniciativa, que decorreu desde o início do ano em várias escolas do país se integrar num plano mais vasto.

“É um plano integrado, achamos que isto vai motivar muitos miúdos para ocuparem função difícil que é a de guarda-redes”, afirmou.

A iniciativa, que hoje terminou em Mafra, contou com a presença dos guarda-redes Rui Patrício, Eduardo e Ricardo Nunes, que participaram nos jogos que ditaram os vencedores dos dois escalões.

Ricardo Nunes, guarda-redes da Académica, destacou a importância da iniciativa para incentivar os jovens praticantes a escolherem jogar na baliza.

“É bom para incentivar os jovens a irem para uma posição específica e que muitas vezes tantas dores de cabeça nos dá”, afirmou.

A final do Dia do Guarda-Redes contou com a presença de 40 alunos, de quatro agrupamentos escolares, que foram divididos em dois escalões.

Os dois primeiros classificados do escalão mais velho garantiram o direito de participar durante um dia no estágio da seleção principal, enquanto os mais novos vão marcar presença no estágio da seleção sub-21.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?