loading

Mundial Feminino: Drama e polémica no apuramento dos EUA para as «meias»

Os Estados Unidos garantiram hoje a presença nas meias-finais do Mundial feminino de futebol, depois de afastarem o Brasil, no desempate por grandes penalidades, num encontro marcado pela polémica e pelo drama.

Mundial Feminino: Drama e polémica no apuramento dos EUA para as «meias»

Em Dresden, os Estados Unidos, que estiveram sempre nas meias-finais do Mundial, derrotaram o Brasil por 5-3, no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a dois no prolongamento.

Logo aos dois minutos, as norte-americanas adiantaram-se no marcador, graças a um golo na própria baliza de Daiane.

O primeiro momento polémico do encontro aconteceu aos 68 minutos, quando a árbitra australiana Jacqui Melksham marcou uma grande penalidade a punir alegada falta de Rachel Buehler sobre Marta, expulsando a norte-americana.

Na marcação do penalti, Cristiane permitiu a defesa de Hope Solo, mas a juíza da partida mandou repetir, por a guarda-redes norte-americana ter alegadamente avançado antes da marcação, tendo Marta empatado o encontro.

Já no prolongamento, mais precisamente aos 92 minutos, Marta faria o seu quarto golo na prova, mas novamente numa jogada irregular, já que o lance foi precedido de fora de jogo.

Depois de terem reclamado uma grande penalidade, que a juíza australiana não marcou, os Estados Unidos, mesmo em inferioridade numérica, chegaram ao empate dois minutos dos 120, por Abby Wambach, que cabeceou para a baliza deserta, após saída em falso da guarda-redes brasileira.

A “vingança” de Hope Solo viria no desempate por grandes penalidades, no qual a guarda-redes norte-americana defendeu o remate de Daiane, permitindo o apuramento à sua equipa, que converteu os cinco castigos máximos.

Os Estados Unidos são os únicos campeões do Mundo ainda presentes em prova e vão defrontar nas meias-finais a seleção francesa.

No primeiro jogo do dia, em Augsburgo, perante cerca de 20.000 espetadores, a Suécia garantiu o regresso às meias-finais de um Mundial oito anos depois (finalista vencida em 2003), ao bater a Austrália (3-1), marcando encontro nas “meias” com o Japão, “carrasco” da anfitrião Alemanha.

No único encontro dos “quartos” resolvido sem necessidade de prolongamento, Therese Sjogran, aos 11 minutos, colocou a Suécia a vencer e, cinco minutos depois, Lisa Dahlkvist aumentou a vantagem, com o seu terceiro golo na prova.

A Austrália, que procurava chegar às meias-finais pela primeira vez, ainda reduziu antes do intervalo, aos 40 minutos, por Elysse Perry.

Mas, aos 52 minutos, Lotta Schelin selou o triunfo sueco e a passagem para a meia-final, marcada para quarta-feira, em Frankfurt.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?