loading

53 Federações que compõem UEFA unidas contra o Sion

As 53 federações que compõem a UEFA declararam hoje que aqueles que “não aceitam as normas da competição não devem participar nela”, em alusão ao Sion, que recorreu para a justiça civil da exclusão da Liga Europa de futebol.

53 Federações que compõem UEFA unidas contra o Sion

As federações nacionais europeias, por unanimidade, expressaram hoje em comunicado, após reunião mantida no Chipre, o apoio ao presidente da UEFA, Michael Platini, ao comité executivo, ao secretário-geral e aos comités disciplinares do organismo “pela sua determinação de fazer cumprir os estatutos e as normas do futebol”.

“Pedimos à FIFA e à Federação suíça que adotem urgentemente medidas concretas para defender os estatutos e as regras da FIFA, como fez a UEFA. A justiça desportiva independente é a melhor garantia de igualdade e justiça para todos os participantes nos desportos”, acrescenta o documento.

O apoio das federações surge depois de o Tribunal do Catão de Vaud ter recusado um recurso da UEFA contra a decisão adotada por este de proibir o organismo de “validar os resultados dos jogos do grupo I da Liga Europa 2011/2012” disputados até ao momento.

O tribunal, ao qual o Sion recorreu da sua exclusão da Liga Europeia por alegadas irregularidades na inscrição de jogadores durante a fase de eliminatórias frente ao Celtic, anulou a classificação do grupo até que se apliquem as medidas provisórias que ditou no passado dia 13 de setembro.

A UEFA confirmou nesse mesmo dia a exclusão do Sion de participar na Liga Europa, lugar entretanto ocupado pelo Celtic de Glasgow, que disputou o primeiro jogo da fase de grupos e perdeu frente ao Atlético de Madrid (2-0).

De acordo com o Tribunal esse resultado não teria validade, além de que ordenou à UEFA que admitisse o Sion como integrante na Liga Europa e apelou que o organismo reconsiderasse a inscrição indevida de seis jogadores na equipa suíça, contratados pelo clube quando já não estava autorizado a fazê-lo.

A 02 de setembro passado, o Celtic de Glasgow assumiu o lugar do Sion depois de a UEFA ter aceitado a reclamação do clubes escocês, que tinha sido eliminado pelo conjunto suíço na fase preliminar.

O Celtic de Glasgow juntou-se assim a Rennes, Atlético de Madrid e Udinese no Grupo I da Liga Europa.

O Sion e a UEFA vão encontrar-se em tribubal na próxima terça-feira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?