loading

Atletismo: Maratona Clube de Portugal é favorito em Benavente

Apenas uma vez campeã nos últimos nove anos, a equipa masculina do Maratona apresenta-se desta vez como favorita no Nacional de Estrada de atletismo, a realizar no domingo, em Benavente.

Atletismo: Maratona Clube de Portugal é favorito em Benavente

Em femininos, a superioridade da formação do Maratona, campeã dez vezes consecutivas, continua a não ser colocada em causa, pelo que tudo leva a crer que a formação dirigida por Carlos Móia e Rafael Marques faça o pleno coletivo.

Já no aspeto individual, enquanto Ana Dulce Félix se prepara para reeditar o título da época passada, no setor masculino é um homem da Conforlimpa, Hermano Ferreira, também campeão há um ano, o principal favorito, apesar da presença de Youssef el Kalai, que esta época passou da Conforlimpa para o Maratona.

A competição masculina será a mais equilibrada - Além de El Kalai, campeão nacional de corta-mato, também Manuel Damião, vice-campeão de estrada em 2011, reforçou o Maratona, vindo da Conforlimpa.

José Rocha, medalha de bronze há um mês no Europeu de corta-mato, tem estado em muito boa condição. O Maratona contará ainda, para fechar a equipa, com Rui Teixeira, Fernando Silva, Ricardo Ribas e Sérgio Silva.

Apesar do favoritismo de Hermano Ferreira, que em outubro passado ganhou mais uma vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus, e dos progressos do jovem Tiago Costa, a formação da Conforlimpa deverá mesmo este ano ceder a primazia ao Maratona.

A não ser que Marco Morgado, terceiro há um ano mas que não compete desde outubro (foi apenas 12º na Taça dos Campeões Europeus), e Licínio Pimentel, campeão em 2010 mas sem competir desde o verão, protagonizem uma surpresa.

Estarão também em ação, pela equipa da empresa de limpezas, José Ramos, Ricardo Dias, Euclides Varela e Vítor Reis.

No setor feminino tudo parece mais claro. Seria uma grande surpresa se Ana Dulce Félix e o Maratona não se tornassem mais uma vez campeões.

A atleta minhota tem demonstrado grande superioridade a nível nacional, a qual se deverá manter, tanto mais que Jessica Augusto continuará ausente, Sara Moreira está ainda suspensa e Inês Monteiro, apesar de recuperada, está longe da melhor forma.

A veterana Ana Dias, segunda na Taça dos Campeões, e Leonor Carneiro deverão lutar pelos dois outros lugares do pódio, face aos problemas físicos que têm atingido Anália Rosa.

Coletivamente, o Maratona, que contará ainda com Daniela Cunha, Mónica Silva e Elisabete Lopes, somará certamente o 11.º título consecutivo, enquanto o Sporting Braga deverá ser segundo.

Estão inscritos na competição, que se inicia às 10h30 horas e terá a distância de 15 quilómetros, 310 atletas masculinos e 57 femininos, em representação de 51 clubes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?