loading

Atletismo: Benfica é campeão de corta-mato, 23 anos depois

Dulce Félix e Manuel Damião revalidaram hoje, como se esperava, o título de campeões nacionais de corta-mato, em A-dos-Cunhados, numa jornada em que a grande surpresa foi o regresso do Benfica ao título coletivo de masculinos.

Atletismo: Benfica é campeão de corta-mato, 23 anos depois

Mais cedo do que os ''encarnados'' esperavam, aí está o título de seniores masculinos, passados 23 anos desde a última vez que o troféu foi para as vitrines da Luz. O próximo passo é a Taça dos Campeões Europeus, em que a ideia é chegar ao pódio, garante Ana Oliveira, coordenadora da modalidade no Benfica.

O equilíbrio entre o Maratona e o Benfica era esperado, mas tudo se alterou a partir do momento em que se soube que pelos ''laranjas'' o ex-campeão nacional Yussuf El Kalai alinhava diminuído por uma infeção urinária.

Viria a desistir, deixando o clube apenas com três seniores na frente (Damião, José Rocha e Fernando Silva) e a fechar a equipa em 36.º, com o primeiro dos seus sub-23, Luís Fernandes.

Quanto ao Benfica, mesmo sem Rui Pedro Silva, colocava cinco atletas no top-10, destacando-se Alberto Paulo, em segundo, e Tiago Costa, em quarto.

Cheio de força, Manuel Damião ''fugiu'' cedo à concorrência, para um triunfo fácil, com oito segundos de avanço sobre o especialista de 3.000 metros obstáculos do Benfica.

Na corrida feminina, as ''joias'' do Maratona, Dulce Félix e Sara Moreira - a correr pela primeira vez desde que é campeã da Europa de 3.000 metros - cedo se isolaram das restantes. Atrás dela, a luta era intensa pela classificação coletiva, com o Sporting a dar luta às crónicas campeãs dos últimos anos.

O Maratona, mesmo com Anália Rosa e Daniela Cunha ''tocadas'', geriu as diferenças para as ''leoas'' e fechou a ganhar por 17-20, a margem mais ''apertada'' da última década.

Clarisse Cruz, do Sporting, fechou o pódio e garante assim o posto de ''chefe de fila'' para os Mundiais da Polónia, já que tanto Dulce Félix como Sara Moreira vão ser dispensadas.

Quem também deverá ter ''falta'' nos Mundiais é Sara Moreira, que corre no próximo fim-de-semana a meia-maratona de Nova Iorque.

As seleções nacionais para os Mundiais de crosse da Polónia serão divulgadas na segunda-feira, depois de serem avaliados os vários pedidos de dispensa de atletas selecionáveis, nomeadamente os do Maratona, interessados em competir na ''Meia'' organizada pelo clube.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?