loading

LC: Benfica é um dos seis candidatos às últimas três vagas nos «oitavos»

O Benfica, segundo classificado do Grupo B, é um dos seis candidatos às últimas três vagas nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, que ficarão definidas quarta-feira, derradeiro dia da fase de grupos.

LC: Benfica é um dos seis candidatos às últimas três vagas nos «oitavos»

Depois de vencerem os últimos dois jogos (2-0 ao Spartak de Moscovo e 2-1 ao Celtic, na Luz), os “encarnados” dependem apenas de si próprios para se juntarem ao FC Porto, precisando de fazer, no reduto do FC Barcelona, o mesmo que os escoceses conseguirem na receção aos russos, já afastados das taças europeias.

A formação de Jorge Jesus teria pela frente o que seria, em termos teóricos, o encontro mais complicado no agrupamento, mas pode vir a tirar partido das presumíveis poupanças do treinador Tito Vilanova, que deverá fazer descansar as principais unidades.

Sem ter pela frente jogadores como Messi, Iniesta, Xavi, Cesc, Valdés ou o lesionado Daniel Alves, a tarefa do Benfica pode tornar-se menos complexa, sendo que até uma derrota pode valer o apuramento, no caso de o Celtic cair na receção aos russos.

No caso de os campeões escoceses ganharem pontos aos “encarnados” na sexta jornada, desfazendo um empate pontual nesta altura favorável aos portugueses (0-0 fora e 2-1 em casa), a equipa de Jorge Jesus tem segura a “queda” para a Liga Europa.

Se o Benfica está em apuros, mas ainda depende de si próprio, o Chelsea, agora de Rafael Benitez, corre o risco de se tornar o primeiro campeão europeu em título a cair na fase de grupos, sendo que não tem o apuramento nas suas mãos.

Mesmo que vençam, como será natural, na receção aos dinamarqueses do Nordsjaelland, os londrinos só rumarão aos “quartos” se a Juventus perder no reduto do Shakhtar Donetsk, que já está apurado e só precisa de um empate para vencer o Grupo E.

Os outros dois candidatos a juntaram-se aos 13 já apurados para os “oitavos”, entre eles o bicampeão luso FC Porto, são os turcos do Galatasaray e os romenos do Cluj, de Paulo Sérgio, que, curiosamente, também disputam o apuramento à distância.

As duas formações seguem com os mesmos sete pontos, mas os turcos têm vantagem no confronto direto (1-1 em casa e 3-1 fora), pelo que, como o Benfica, só precisam de conseguir, em Braga, os mesmos pontos que os romenos vierem a conquistar, em Old Trafford, face ao já vencedor do Grupo H Manchester United.

Por seu lado, o Sporting de Braga já tem como certo o último lugar do agrupamento, estando, assim, fora das taças europeias, juntamente com Dínamo de Zagreb (Grupo A), Montpellier (B), Nordsjaelland (E), Lille (G) e Spartak Moscovo (H).

No que respeita à última ronda do Grupo F, também quarta-feira, o Bayern Munique (10 pontos) apenas precisa de vencer em casa o BATE Borisov para selar o primeiro lugar, ao qual também concorre o Valência (10), de viagem a Lille.

Terça-feira, com os quatro grupos com os apuramentos decididos, também se discute a liderança em dois, incluindo o Grupo A, no qual o FC Porto (13 pontos) precisa apenas de empatar no reduto do Paris Saint-Germain (12).

Se vencerem, os comandados de Vítor Pereira tornar-se-ão mesmo a primeira equipa lusa a “vencer” a fase de grupos, enquanto o empate serve para se converterem na terceira a terminar sem derrotas, depois do Benfica de 1993/94 e do FC Porto de 96/97.

No Grupo B, o Schalke 04 (joga em Montpellier) chega com um ponto de avanço e vantagem no confronto direto face ao Arsenal (atua no reduto do Olympiacos).

Quanto aos agrupamentos C e D, tudo está definido em termos de apuramento, com as vitórias de Málaga e Borussia de Dortmund, seguidos por AC Milan e Real Madrid, respetivamente.

Para a Liga Europa, já estão certos, como terceiros classificados dos respetivos agrupamentos, o Dínamo de Kiev (Grupo A), o Olympicos (B), de Leonardo Jardim, e o BATE Borisov (F).

Ainda com hipóteses de se manterem na Europa, mas só via Liga Europa, estão o Zenit e o Anderlecht, no Grupo C, e o Ajax e o Manchester City, no Grupo D.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?