loading

QF Mundial Ásia: Carlos Queiroz conduz Irão ao Mundial-2014

Um golo de Reza Ghoochannejhad, aos 60 minutos, deu hoje ao Irão o triunfo frente à Coreia do Sul, por 1-0, e a qualificação direta para o Mundial2014 de futebol, como primeiro classificado do Grupo A da zona asiática.

QF Mundial Ásia: Carlos Queiroz conduz Irão ao Mundial-2014

A seleção treinada pelo português Carlos Queiroz, coadjuvado por Nelo Vingada, chegou ao último jogo de qualificação, em Ulsan, na Coreia do Sul, a depender apenas de si própria para estar no Mundial do Brasil.

Antes do jogo, que decidia a liderança no grupo, o selecionador sul-coreano, Choi Kang-Hee, chegou mesmo a dizer que a sua equipa venceria o Irão, que se mostrava nervoso, e que Queiroz iria ficar a “ver o Mundial pela televisão”.

Ao contrário do prognóstico de Kang-hee, a equipa de Queiroz não só venceu com o golo de Ghoochannejhad, avançado do Standard Liège, como deixou a Coreia do Sul apreensiva, quando o Uzbequistão vencia o Qatar por 5-1 e podia tirar-lhe a vaga (seria preciso no mínimo 7-1).

Na partida em Ulsan, a jogar em casa, os sul-coreanos tiveram a iniciativa e as melhores oportunidades para marcar – cinco remates contra nenhum do adversário nos primeiros 45 minutos -, mas o guarda-redes Khosro Heydari esteve em bom plano.

Na segunda metade o Irão mostrou-se mais atrevido e coube a Ghoochannejhad a primeira tentativa, aos 49 minutos.

Seria um erro de Kim Younggwon a permitir vantagem dos iranianos, com o avançado a roubar-lhe a bola e a surgir na cara do guarda-redes Jung Sungryong para fazer o 1-0.

Aos 76 minutos a Coreia do Sul ainda teve a oportunidade para igualar, por Younggwon, mas Ahmadi voltou a negar o golo aos anfitriões, e aos 90 foi Lee Keunho a cabecear por cima, não conseguindo evitar aquela que foi apenas a terceira derrota da Coreia do Sul em casa, em jogos de apuramento para o Mundial, nos últimos 40 anos.

O triunfo deixou o Irão como vencedor do grupo (16 pontos), enquanto a Coreia do Sul terminou em segundo com os mesmos 14 pontos do Uzbequistão, mas com vantagem na diferença de golos e assim qualificada para o Mundial2014, garantindo a sua presença ininterrupta em fases finais desde 1986.

Os uzbeques vão jogar uma eliminatória a duas mãos com o terceiro do grupo B da zona asiática, Omã ou Jordânia, e o vencedor irá depois discutir a presença no Brasil frente ao quinto classificado da zona sul-americana, igualmente num “play off” a duas mãos.

Queiroz, que chegou ao Irão em 2011, é o terceiro treinador a apurar três seleções diferentes para a fase final do Mundial, depois de o ter alcançado também com Portugal e África do Sul, embora só tenha disputado a prova com a equipa das quinas.

Além do treinador português também o brasileiro Carlos Alberto Parreira e o francês Henri Michel estiveram no apuramento de três seleções.

Programa da jornada

Terça-feira, 18 de Junho de 2013
Austrália - Iraque, 1 - 0
Uzbequistão - Qatar, 5 - 1
Rep. Coreia - Irão, 0 - 1
Jordânia - Omã, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?