loading

«Hat-trick» de Fredy Montero na goleada do Sporting ao Arouca

O avançado colombiano Fredy Montero marcou hoje três dos cinco golos com que o Sporting goleou em casa o estreante Arouca (5-1), em encontro da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol.

«Hat-trick» de Fredy Montero na goleada do Sporting ao Arouca

Proveniente do ''país dos avançados'', o colombiano Fredy Montero justificou a nacionalidade, ao marcar três dos cinco golos do Sporting e precisou de apenas de 90 minutos para apagar da memória dos adeptos ''leoninos'' o goleador holandês Ricky van Wolfswinkel, transferido para o Norwich.

O médio Bruno Amaro tinha silenciado o Estádio de Alvalade aos 19 minutos, ao colocar o Arouca em vantagem sem grande explicação para tal, mas a equipa lisboeta virou o resultado no espaço de oito minutos, com golos dos reforços Maurício e Montero, aos 30 e 38, e sentenciou a partida no segundo período, com o remate certeiro de Wilson Eduardo (66) e a consumação do ''hat-trick'' do colombiano (70 e 86).

Depois do assomo inicial, o Arouca foi subjugado durante o resto do encontro, demonstrando fragilidades que antecipam uma vida difícil entre os ''grandes'' do futebol português, enquanto o Sporting voltou a vencer o jogo inaugural do campeonato, cinco anos após o último sucesso.

No arranque da época 2008/2009, a equipa de Alvalade recebeu na ronda inaugural uma equipa do Trofense que, tal como aconteceu hoje com o Arouca, disputava o primeiro jogo no escalão principal e também se impôs de forma convincente, mas por números mais modestos (3-1).

Se o Arouca entrou em campo com oito novos jogadores relativamente à equipa que na época passada conquistou a promoção ao escalão principal, o Sporting não ficou muito atrás, alinhando de início com seis reforços, dois em cada setor: Maurício e Jefferson na defesa, Wilson Carvalho e Gerson Magrão no meio campo e Wilson Eduardo e Montero no ataque.

Rui Patrício foi titular, apesar de ter sido punido com um jogo de suspensão, por o Sporting entender que o guarda-redes cumpriu o castigo no encontro da equipa B e o brasileiro Marcelo Boeck teve de se resignar ao banco de suplentes, ao lado do novo treinador, Leonardo Jardim.

A equipa de Alvalade deu os primeiros sinais de perigo à passagem dos 15 minutos, primeiro com um desvio de cabeça de Wilson Eduardo que saiu ao lado e depois através de um livre marcado por Adrien Silva que apenas foi detido pela barra.

O Arouca foi mais certeiro na primeira vez que se acercou da baliza ''leonina'', com Bruno Amaro a inaugurar o marcador aos 19 minutos com um remate rasteiro, correspondendo da melhor forma a um canto de David Simão que a defesa sportinguista tardou em anular, numa jogada construída por dois reforços da equipa do distrito de Aveiro.

O Sporting não acusou o ''toque'' e um erro de palmatória de Luís Tinoco deixou Carrillo cara-a-cara com Stefanovic, mas peruano foi incapaz de desviar a bola do guarda-redes do Arouca, que, pouco depois, ficou mal na fotografia no golo do empate, ao sair de forma despropositada na sequência de um canto de Jefferson, permitindo o golpe certeiro de cabeça de Maurício, aos 30 minutos.

Os ''leões'' mantiveram o adversário sob pressão e o Arouca não resistiu muito tempo sem sofrer novo golo, concretizado aos 38 minutos por Montero, que se antecipou à defesa visitante após um bom cruzamento de Wilson Eduardo e consumou a reviravolta no marcador ainda antes do intervalo.

Na segunda parte, o Arouca procurou repetir a proeza do primeiro tempo e só a elasticidade de Rui Patrício evitou o empate aos 52 minutos, mas rapidamente a bola regressou às imediações da baliza de Stefanovic e depois de uma oportunidade desperdiçada por Montero, Wilson Eduardo deitou por terra as ténues expectativas dos visitantes, ao estabelecer o 3-1, aos 65.

Até ao fim, o avançado colombiano teve oportunidade de corrigir o erro, ao marcar mais dois golos e elevar o triunfo do Sporting à condição de goleada, aos 70 minutos, com um colocado remate de cabeça, e aos 86, depois de fazer a bola sobrevoar o defesa Henrique, em ambos os casos após cruzamentos de Capel.

Programa da jornada

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2013
Paços Ferreira - Sp. Braga, 0 - 2

Sábado, 17 de Agosto de 2013
Estoril - Nacional, 3 - 1
V. Guimarães - Olhanense, 2 - 0

Domingo, 18 de Agosto de 2013
Sporting - Arouca, 5 - 1
Gil Vicente - Académica, 2 - 0
Belenenses - Rio Ave, 0 - 3
Marítimo - Benfica, 2 - 1
V. Setúbal - FC Porto, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?