loading

Primeiro manual de regras do futebol ao lado da «Magna Carta» e Shakespeare

O manual com as primeiras regras de futebol, editado há século e meio, encontra-se exposto em Londres, a partir de hoje, para celebrar o 150.º aniversário da Football Association (FA), a federação inglesa da modalidade.

Primeiro manual de regras do futebol ao lado da «Magna Carta» e Shakespeare

Denominado “1863 FA Minute Book”, a edição contém as 13 leis originais do futebol, incluindo normas para as medidas de campo, procedimentos de reposição da bola em jogo e como jogá-la.

O selecionador da Inglaterra, Roy Hodgson, e o presidente da FA, Greg Dyke, apresentaram a relíquia na Biblioteca Britânica, na capital inglesa, onde o público em geral a poderá observar.

“Apesar de ser um livro pequeno, é gigantesca a sua contribuição para aquilo que é o futebol moderno”, afirmou um porta-voz da instituição museológica, que sublinhou: “Toda a gente considera que, se este livro não tivesse existido, o jogo, tal como o conhecemos, podia também não existir”.

O manual, que está avaliado em cerca de 2,9 milhões de euros, foi escrito por Ebenezer Cobb Morley, o primeiro secretário-geral da Football Association.

O “1863 FA Minute Book” está exposto ao lado de importantes documentos e manuscritos da História da Inglaterra, como a “Magna Carta”, de 1215, do “First Folio”, do escritor e dramaturgo William Shakespeare, e do diário do explorador britânico Captain Scott.

A FA foi constituída a 26 de outubro de 1863, num bar de Londres chamado “Freemasons' Tavern”, com a intenção de regulamentar e sistematizar os jogos de futebol.

O manual tem, ainda, referências às primeiras reuniões dos dirigentes federativos, documentos relativos à criação da Taça da Inglaterra (a mais antiga competição oficial da modalidade) e dados sobre a organização do primeiro jogo internacional, entre as seleções da Inglaterra e da Escócia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
11-02-2015 · 15:32

Notícias breves de Portugal

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?