loading

Mundial-2014: Pauleta diz que penálti à "Panenka" define Hélder Postiga

O ex-avançado Pauleta é da opinião que Hélder Postiga pode ser definido pelo penálti “à Panenka” que marcou no desempate do Europeu de futebol de 2004 com a Inglaterra, nos quartos de final.

Mundial-2014: Pauleta diz que penálti à "Panenka" define Hélder Postiga

“O problema do futebol é querermos fazer coisas que nunca fizemos. O Postiga faz aquilo, porque aquilo é dele, ele é aquilo. Da mesma forma que eu, em frente à baliza, não olho para os dois lados e meto a bola lá dentro, ele, se calhar, é capaz ainda de driblar um jogador para fazer um golo mais bonito”, explicou Pauleta.

Em entrevista à agência Lusa, o segundo melhor marcador da história da seleção "AA" lembrou o momento em que Postiga teve o “desplante” de marcar um penálti “à Panenka” – devagar, com um pequeno toque – quando Portugal perdia por 5-4. Marcou e a equipa das “quinas” acabou por lograr o apuramento, mas um falhanço teria ditado a eliminação imediata.

“O Postiga é aquilo, só ele mesmo para fazer aquilo, naquela seleção, naquela altura”, prosseguiu Pauleta, confidenciando: “Recordo, em tom de brincadeira - porque já me tinham feito a mim num jogo contra a Holanda -, de lhe dizermos: ‘se falhasses aquilo, a gente matava-te. Isto faz parte de cada jogador”.

O ex-avançado não tem dúvidas: “O Hélder (Postiga) é um jogador com grandes qualidades. Tivemos oportunidade de jogar juntos muitos anos na seleção. Apesar de eu ser o titular, ele foi um jogador que sempre que entrava, sempre que jogava, marcava, tanto ele como o Nuno Gomes. Marcava e mostrava o seu valor. Tínhamos três soluções muito válidas naquela altura”.

“O Hélder é um jogador com muita qualidade técnica, que sabe pisar muito bem os terrenos. É um jogador muito experiente, que finaliza muito bem. É um jogador mais maduro. Tenho uma confiança enorme nele”, garantiu o ex-jogador do Paris SG.

As críticas são desvalorizadas por Pauleta: “Até o Ronaldo nós criticamos. Ele tem que se aguentar. É normal. Em Portugal, tivemos sempre falta de pontas de lança. E isso vai continuar. É um jogador com experiência para não se deixar influenciar”.

“Portugal está bem servido, acreditem que está. Só espero que ele esteja completamente recuperado, porque teve muito tempo lesionado, que esteja bem fisicamente, tanto ele como os outros jogadores que têm sido chamados à seleção”, frisou.

Pauleta espera que tudo corra bem a Postiga no Brasil: “Só lhe desejo toda a sorte do Mundo. E oxalá consiga fazer golos neste Mundial. Ele merece e quando digo que ele merece é porque ele merece mesmo”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?