loading

Ricardo Gomes é novidade nos pré-convocados de Cabo Verde para CAN-2015

O avançado do Vitória de Guimarães Ricardo Gomes é a grande novidade na lista de 30 pré-convocados de Cabo Verde para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN2015) de futebol, que decorrerá na Guiné Equatorial.

Ricardo Gomes é novidade nos pré-convocados de Cabo Verde para CAN-2015

Num anúncio feito na terça-feira durante o principal noticiário da televisão pública do país, o selecionador Rui Águas justificou a chamada do avançado de 23 anos, que não participou no apuramento, como forma de premiar o seu trabalho e motivar outros jovens talentos.

"Eu entendi (convocar o Ricardo Gomes) como a valorização de um jovem que vem aparecendo e chamar a atenção dos outros jovens, porque as pessoas estão a observar não só este lote que tem vindo com mais regularidade, mas também os atletas que vão evoluindo em outros campos", justificou o treinador português, que desde agosto comanda a seleção cabo-verdiana de futebol.

Além de Ricardo Gomes, a lista de 30 pré-convocados, que será reduzida aos 23 regulamentares na próxima semana, conta ainda com mais 10 jogadores que atuam em Portugal: Kevin Sousa, Thierry Graça, Ivan Cruz, Peck's, Gegé, Babanco, Sérgio Semedo, Heldon, Kuca e Zé Luís.

A selecção cabo-verdiana inicia um estágio em Lisboa no dia 03 de janeiro e, uma semana depois, realiza um jogo de preparação no Senegal com o Congo, outra seleção que vai estar na CAN.

Os "Tubarões Azuis" seguem para a Guiné Equatorial, palco da prova máxima de seleções em África, no dia 11 de janeiro, uma semana antes do jogo inaugural.

Rui Águas confirmou que existem "algumas dúvidas" por causa das lesões, como são os casos de Kay e Nuno Rocha, mas quer tirar as conclusões "o mais acertadamente possível" na hora de escolher os 23 que vão estagiar.

"Os 30 nomes tem o sentido de premiar quase todos aqueles que fizeram a qualificação, sabendo que alguns deles não vão poder participar, porque só são 23 que vão à fase final. Embora seja uma preocupação minha, é sempre difícil e impossível contentar toda a gente", lamentou.

Questionado se a seleção vai passar por Cabo Verde antes de seguir viagem para a Guiné Equatorial, Rui Águas respondeu que não sabe, mas garantiu que o objetivo será fazer "a melhor preparação possível", privilegiando os treinos e o descanso, para fazer "boa imagem" na CAN.

Cabo Verde está integrado no grupo B, juntamente com a Zâmbia, seleção que defrontou na fase de apuramento, a Tunísia e a República Democrática do Congo, três seleções que têm em comum o facto de já terem vencido a CAN.

O primeiro jogo dos "Tubarões Azuis" é contra a Tunísia, no dia 18 de janeiro, defrontando, depois, a RD Congo, no dia 22, e, no último jogo do grupo, a Zâmbia, no dia 26.

A CAN2015 decorrerá entre 17 de janeiro e 08 de fevereiro, na Guiné Equatorial, país que aceitou realizar a prova depois da recusa de Marrocos, que pretendia adiar a prova decido à epidemia de Ébola que assola alguns países da África Ocidental.

Esta será a segunda participação de Cabo Verde na prova, depois de em 2013, na África do Sul, ter chegado aos quartos de final, nos quais aquela formação foi eliminada pelo Gana.

Lista dos 30 pré-convocados:

Guarda-redes: Vozinha (Progresso Sambizanga/Ang), Kevin Sousa (Nacional/Por), Thierry Graça (Benfica/Por) e Ivan Cruz (Gil Vicente/Por).

Defesas: Peck's (Gil Vicente/Por), Kay Graça (Universidade Craiova/Rom) Carlitos (Apoel Limassol/Chp), Nivaldo Santos (Teplice/Che), Fernando Varela (Steaua Bucareste/Rom), Stopira (Videoton/Hun), Jozimar Lima (Dordrecht/Hol), Gegé (Marítimo/Por) e Jeffrey Fortes (Dordrecht/Hol).

Médios: Babanco (Estoril-Praia/Por), Sérgio Semedo (Olhanense/Por), Sténio (Chermo More Varna/Bul), Sita (Recreativo Libolo/Ang), Platiny (CSKA Sófia/Bul), Nuno Rocha (Universidade Craiova/Rom), Tony Varela (Excelsior/Hol) e Calú (Progresso Sambizanga/Ang).

Avançados: Djaniny (Santos Laguna/Mex), Júlio Tavares (Dijon/Fra), Ryan Mendes (Lille/Fra), Heldon (Sporting/Por), Garry Mendes (Elche/Esp), Kuca (Estoril-Praia/Por), Odair Fortes (Reims/Fra), Zé Luís (Sporting de Braga/Por) e Ricardo Gomes (Vitória de Guimarães/Por).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?