loading

Benfica-Sporting: 'Águia' retomou controlo do dérbi com golo de Mitroglou

O Benfica retomou no último jogo o controlo do maior dérbi do futebol português, ao bater em Alvalade o Sporting por 1-0, no embate que acabou por decidir o vencedor da I Liga 2015/16.

Benfica-Sporting: 'Águia' retomou controlo do dérbi com golo de Mitroglou

Um golo solitário do grego Kostas Mitroglou permitiu aos ‘encarnados’ roubar aos ‘leões’ a liderança, que jamais perderam até final, somando triunfo atrás de triunfo até selarem o ‘tri’, na derradeira ronda.

Depois dos dois empates de 2014/15 e de três desaires na época passada, o Benfica colocava, assim, um ponto final em cinco jogos sem bater o eterno rival, somando o 130.º triunfo no dérbi, em 298 encontros.

Antes de cair perante o tento do internacional helénico, o Sporting seguia invicto há cinco jogos, em duas temporadas, e somava três vitórias consecutivas, sob o comando de Jorge Jesus, que, após seis anos na Luz, rumou a Alvalade.

Em 2014/15, os dois jogos, do campeonato, acabaram empatados a um: o Benfica, de Jesus, marcou primeiro na Luz, por Gaitán, mas, aproveitando um erro de Artur, Slimani restabeleceu a igualdade e, em Alvalade, Jefferson deu avanço aos ‘leões’, de Marco Silva, perto do fim, para Jardel empatar na última jogada.

Na época passada, o Sporting começou por vencer a Supertaça, por 1-0, com um golo feliz de Carrillo, que entretanto rumou às ‘águias’, e, no campeonato, triunfou na Luz por 3-0, selados por Téo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz.

Depois, para a Taça de Portugal, os ‘leões’, a atuar em casa, venceram no prolongamento, por 2-1: o grego Mitroglou adiantou os forasteiros, aos seis minutos, mas Adrien empatou, aos 45+2, e Slimani – depois de uma cotovelada a Samaris da qual seria absolvido muitos meses depois - resolveu, aos 112.

No jogo mais importante da época, o Benfica, de Rui Vitória, logrou, no entanto, sair vencedor - também com a ajuda de Bryan Ruiz, com um falhanço escandaloso de baliza aberta, já com 0-1 -, reforçando o domínio na segunda década do século XXI.

Desde 2010/11, em 16 jogos, os ‘encarnados’ contam nove triunfos, contra apenas quatro do Sporting, e ostentam mais oito golos marcados (23 contra 15).

No total, entre jogos de I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, as ‘aguias’ reforçaram a superioridade, totalizando 130 triunfos e 504 golos, contra 107 vitórias e 460 tentos dos ‘leões’, às quais se juntam 61 igualdades.

Em termos de campeonato, a vantagem do Benfica é ainda mais expressiva, com 76 vitórias, contra 47 do Sporting, graças ao equilíbrio nos jogos realizados no reduto dos ‘leões’, onde os anfitriões só venceram mais um jogo.

Os ‘encarnados’ também estão por cima no Campeonato de Portugal (três vitórias, contra duas) e Taça da Liga (2-0), enquanto o Sporting lidera na Taça de Portugal (18-15), no Regional de Lisboa (36-34) e na Supertaça (3-1).

A equipa sportinguista ganhou os dois jogos inaugurais, o primeiro a 01 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os seus jogadores fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Apesar desse desaire, os ‘encarnados’ ganharam (4-2) o conjunto dos poucos jogos (seis) realizados na primeira década do século XX, assumindo uma superioridade ainda maior na segunda, com 13 triunfos, contra apenas cinco dos ‘leões’.

As ‘águias’ chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico (68 triunfos, contra 66).

O melhor período do Sporting foi a década de 40, com 50 por cento de vitórias (20, em 40 jogos) e 100 golos - recorde em qualquer década -, em pleno reinado dos ‘cinco violinos’ (Peyroteo, Vasques, Albano, Travaços e Jesus Correia).

Depois, o clube da Luz passou a dominar por completo e reinou nas quatro décadas seguintes, sobretudo na de 70, ainda como o ‘pantera negra’ Eusébio da Silva Ferreira a ditar leis: 15 triunfos em 27 jogos (55,6 por cento).

O Sporting equilibrou na primeira década do século XXI (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), mas, na segunda, a liderança do Benfica é, para já, clara, com 9-4 em vitórias e 23-15 em golos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?