loading

Crónica: Paços Ferreira vence Vitória Guimarães em noite de intempérie

Um golo de Pedrinho e outro de Welhton asseguraram hoje o triunfo do Paços de Ferreira, nove jogos depois, diante do Vitória de Guimarães, na 20.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo condicionado pelo mau tempo.

Crónica: Paços Ferreira vence Vitória Guimarães em noite de intempérie

Os pacenses, sem vencer desde 16 de dezembro (1-0 ao Belenenses), lidaram melhor com o vento forte que se fez sentir ao longo do jogo e chegaram ao golo na segunda parte, aos 59 e 70 minutos, ‘empurrados’ pelos remates de Pedrinho, que anotou o terceiro tento da sua contabilidade pessoal no campeonato, todos diante do Guimarães, e de Welthon, de livre direto.

As duas equipas apresentaram-se em campo com duas alterações nos ‘onzes’ relativamente à jornada anterior, destacando-se, no Paços, a estreia absoluta de Gégé, reforço de inverno, e o regresso de Minhoca, em substituição de Marco Baixinho, a cumprir castigo, e de Ricardo Valente, jogador do Vitória e impedido pelos regulamentos.

No Guimarães, João Aurélio rendeu o castigado Bruno Gaspar, enquanto Rafael Martins fez a estreia como titular no lugar do uruguaio Texeira, relegado para o banco de suplentes.

A chuva intensa, por vezes torrencial, tocada a 'vento em excesso de velocidade', condicionou a estratégia dos dois treinadores, ficando a ideia de que os jogadores do Guimarães não souberam ajustar-se aos humores do tempo na primeira parte, desperdiçando diretamente a vantagem de jogar com o vento pelas costas.

Ainda assim, os lances mais perigosos neste período pertenceram aos vimaranenses e foram favorecidos pelo vento: num deles, o mais caricato, um alívio defensivo do Vitória quase resultava em golo, com a bola a passar sobre um surpreendido Defendi e a passar pouco ao lado da baliza pacense.

Antes, Raphinha falhou a emenda a poucos metros da baliza após passe da direita de Hernâni, que, três minutos depois, aos 33, falhou por pouco a baliza, após isolar-se pela direita.

Com claras dificuldades para ter bola e sair a jogar, o Paços procurou minimizar os estragos, povoando o corredor central para evitar possíveis remates frontais e, na defesa, procurou jogar em antecipação.

Com os adeptos do Guimarães num espetáculo à parte, mesmo no período de intervalo, os pacenses regressaram dos balneários dispostos a explorar o fator extra do jogo, promovendo os remates e todas as situações que lhes dessem vantagem a partir do vento favorável.

Minhoca e Pedrinho deixaram os primeiros avisos logo no reatamento e o mesmo Pedrinho viria a inaugurar o marcador num lance a três, iniciado pelo reforço Medeiros, também em estreia, e que contou ainda com a colaboração de Welthon, que viria a anotar o segundo e a ficar o resultado final, aos 70, de livre direto, fazendo o seu nono golo no campeonato.

Pedro Martins tentou tudo para contrariar este resultado, colocando em campo Marega, regressado do Campeonato Africano das Nações, Joseph e Texeira, mas o Vitória só por uma vez ficou perto de marcar, num cabeceamento de Pedro Henrique travado por enorme defesa de Defendi.

Dois lances na área do Vitória e um outro na área pacense mereceram protestos dos responsáveis das duas equipas, ficando a ideia de que os locais terão ficado com mais razões de queixa do lisboeta Tiago Martins.

Com este triunfo, o Paços deu um passo importante para fugir aos lugares incómodos da classificação, ascendendo provisoriamente ao 13.º lugar, com 20 pontos, mais sete do que Nacional e Tondela, ambos em zona de descida, enquanto o Vitória de Guimarães mantém o europeu quinto lugar, com 35, mas poderá deixar escapar o rival Braga, quarto, com mais um ponto.

Programa da jornada

Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2017
Paços Ferreira - V. Guimarães, 2 - 0

Sábado, 4 de Fevereiro de 2017
Desp. Chaves - Boavista, 0 - 0
FC Porto - Sporting, 2 - 1

Domingo, 5 de Fevereiro de 2017
Arouca - V. Setúbal, 2 - 1
Benfica - Nacional, 3 - 0
Belenenses - Tondela, 0 - 0

Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2017
Marítimo - Moreirense, 1 - 0
Feirense - Rio Ave, 2 - 1
Sp. Braga - Estoril, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?