loading

Crónica: Capitães resolvem jogo de 'xadrez' e Sporting aproxima-se da frente

Os golos dos capitães do Sporting Nani e Bruno Fernandes resolveram hoje o encontro frente ao Boavista (3-0), referente à oitava jornada da I Liga de futebol, permitindo à equipa de Alvalade aproximar-se de Benfica e Braga.

Crónica: Capitães resolvem jogo de 'xadrez' e Sporting aproxima-se da frente

O desaire (2-0) inesperado dos ‘encarnados’ com o Belenenses e o empate (1-1) do Sporting de Braga em Guimarães colocavam nos ombros dos homens de José Peseiro a responsabilidade acrescida de encurtarem distâncias para os ‘rivais’, tarefa conseguida graças ao ‘bis’ de Nani, aos 31 e 66 minutos, e ao tento de Bruno Fernandes, aos 64.

Os atuais 16 pontos deixam o Sporting no quinto lugar, a um ponto de Rio Ave e Benfica, que partilham o terceiro posto, e a dois da liderança, repartida entre Sporting de Braga e FC Porto.

Mesmo com os deslizes dos adversários diretos, o momento vivido em Alvalade não era o ideal para a receção aos ‘axadrezados’, depois da exibição aquém do esperado frente ao modesto Loures (2-1), do terceiro escalão, mas que até acabou por ser suficiente para seguir em frente na Taça de Portugal, depois de uma derrota com o Portimonense no campeonato (4-2).

A meio da semana, os ‘leões’ voltariam a desiludir, com a derrota (0-1) caseira perante os ingleses do Arsenal, num jogo referente à fase de grupos da Liga Europa, que deixou, novamente, os adeptos descontentes.

Contudo, os últimos dias também ficaram marcados pelo regresso do avançado Bas Dost aos treinos e à convocatória, porém ainda sem o ritmo exigido para ser lançado no onze do técnico José Peseiro, que optou por juntar o maliano Diaby a Montero e a Nani na frente de ataque.

De resto, Renan Ribeiro agarrou a posição na baliza, enquanto na defesa Mathieu voltou a fazer parte dos titulares ao lado de Coates e Acuña, assim como Bruno Gaspar, face à lesão de Ristovski. O meio-campo ficou entregue a Battaglia, Gudelj e Bruno Fernandes.

Instalado quase sempre no território adversário, o Sporting entrou determinado e a querer marcar cedo. Titular pela primeira vez no campeonato, Diaby mostrou-se desinibido nas projeções ofensivas, a par do argentino Acuña, cada vez mais confortável na posição de lateral esquerdo.

Jorge Simão, de forma algo previsível, colocou em campo uma matriz de jogo com linhas baixas no último terço e avançados muito moveis à espera de uma eventual abertura ‘leonina’, que até acabou por acontecer, logo no minuto cinco, quando o Matheus teve espaço para rematar de fora de área ao poste da baliza de Renan.

As sucessivas tentativas para fora ou para as mãos de Helton faziam adivinhar o tento ‘verde e branco’ a qualquer minuto, mas só à passagem da meia hora o Sporting conseguiu ficar algo confortável na partida e afastar a impaciência vinda das bancadas.

O internacional português Nani apareceu na pequena área a corresponder com eficácia ao cruzamento de Montero, que deixou o adversário para trás e ofereceu o golo ao colega de equipa.

Com um reinício do desafio mais divido no centro terreno, mas com uma clara intenção do Sporting em chegar ao golo da segurança. Bruno Fernandes, de livre direto, levou a bola a esbarrar no ferro e, no minuto seguinte, Montero foi infeliz ao permitir a defesa a Helton, após centro de Bruno Gaspar.

Se a vantagem tangencial era perigosa quando faltavam jogar 30 minutos do encontro, os ‘leões’ colocaram um ponto final nas esperanças do Boavista, com dois tentos num espaço de dois minutos.

Primeiro, Bruno Fernandes, a passe de Diaby, enviou de primeira a bola para o fundo das redes. Depois, Nani viria a bisar e a fazer o seu sexto golo na temporada, ao estar no sítio certo para fazer a emenda, face a um primeiro remate do número 8 do Sporting.

A vantagem deu para José Peseiro promover o esperado regresso aos relvados de Bas Dost, aos 78 minutos, e a estreia esta temporada do médio brasileiro Bruno César, que não vestia a cores ‘leoninas’ desde março.

Programa da jornada

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2018
Nacional - Portimonense, 0 - 1
V. Guimarães - Sp. Braga, 1 - 1

Sábado, 27 de Outubro de 2018
Desp. Aves - Santa Clara, 1 - 2
Rio Ave - Desp. Chaves, 1 - 0
BSAD - Benfica, 2 - 0

Domingo, 28 de Outubro de 2018
Moreirense - Marítimo, 1 - 0
Tondela - V. Setúbal, 1 - 2
FC Porto - Feirense, 2 - 0
Sporting - Boavista, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?