loading

Espanha: Athletic Bilbau empata com Osasuna e compromete aspiração europeia

O Athletic Bilbau empatou hoje a dois golos na receção ao Osasuna, na 35.ª jornada da I Liga espanhola de futebol, e comprometeu a possibilidade de alcançar um lugar de acesso às competições europeias.

Espanha: Athletic Bilbau empata com Osasuna e compromete aspiração europeia

A equipa basca entrou praticamente a ganhar, ao marcar logo no primeiro minuto, pelo avançado Jon Morcillo, mas o Osasuna não tardou a replicar e aos 12 minutos o médio sérvio Darko Brasanac restabeleceu o empate.

Na segunda parte, o Athletic voltou a adiantar-se no marcador aos 62 minutos, pelo médio Oihan Sancet, e quando parecia ter os três pontos ‘no bolso’, eis que o avançado croata Ante Budimir fez o 2-2 a um minuto do fim do tempo regulamentar, aos 89.

Com este empate, a formação basca compromete o objetivo de chegar ainda ao sétimo lugar, que dá acesso às competições europeias, ocupado por ora pelo Bétis, que soma 51 pontos e recebe na segunda-feira o Granada, enquanto o Athletic segue em oitavo, com 46 pontos.

Noutro jogo de hoje da 35.ª jornada, o Cadiz recebeu e venceu o Huesca, por 2-1, e segue numa posição tranquila na tabela classificativa, em 11º, com 43 pontos, enquanto a equipa visitante, que se encontra em 18º, com 30 pontos, em zona de despromoção, tem pela frente três jornadas para tentar manter-se no primeiro escalão do futebol espanhol.

Horas antes destes dois jogos, FC Barcelona e Atlético de Madrid empataram sem golos, em jogo que pode ‘abrir’ caminho para o título ao rival Real Madrid, que fica a depender de si, na Liga espanhola de futebol.

Em Camp Nou, o FC Barcelona não foi autoritário e tão pouco teve a capacidade ofensiva de outras ocasiões, com mais posse de bola para os catalães, mas uma primeira parte que foi quase exclusiva dos ‘colchoneros’.

O guarda-redes alemão Ter Stegen negou o golo a Llorente, Carrasco ou Luís Suárez, enquanto Jan Oblak salvou o ‘Atleti’ aos 41 minutos, após uma jogada individual de Messi, que viu o esloveno defender com a ponta dos dedos um lance de golo.

As duas equipas saíram para o intervalo com baixas: no Atlético Lemar saiu lesionado aos 13, e no FC Barcelona foi Sérgio Busquets, aos 32, e que foi levado ao hospital para observação após um choque de cabeça que o deixou com uma hemorragia nasal.

Na segunda metade, o ‘Barça’, com Francisco Trincão sem sair do banco, apresentou-se melhor, mas ainda assim com dificuldades perante um adversário compacto, que fez entrar João Félix aos 67 minutos, mas sem impacto do português no jogo.

Nos últimos instantes, a equipa de Ronald Koeman foi a que esteve mais perto do golo. Dembelé atirou de cabeça por cima, aos 85 minutos, quando tinha tudo para fazer golo, e Messi ameaçou num livre frontal, aos 90.

O nulo penalizou os dois emblemas, que ficam ‘reféns’ do rival Real Madrid e do que os ‘merengues’ possam fazer nesta 35.ª ronda, em que recebem no domingo o Sevilha, quarto, e que em caso de vitória assumem a liderança de ‘La Liga’.

“Sabemos que não dependemos de nós, mas vendo os resultados desta época, o campeonato continua em aberto”, considerou no final o central do ‘Barça’ Gerard Pique, admitindo que o rival Real também ainda tenha dificuldades.

Do lado do Atlético Madrid, o guarda-redes Jan Oblak lembrou também que a reta final “será difícil para todos”, mas não deixou de admitir que os ‘colchoneros’ deixaram de depender apenas de si para chegarem ao título.

O Atlético lidera o campeonato com 77 pontos, mais dois do que o FC Barcelona, enquanto Real Madrid tem 74 pontos e o Sevilha 70, mas estes dois com menos um jogo disputado, faltando para os primeiros três jogos e para os segundos quatro.

Em caso de igualdade pontual, o Real Madrid tem vantagem no confronto direto com o Atlético (1-1, 2-0) e com o Barcelona (2-1, 3-1).

Também hoje, em ‘La Liga’, Alaves e Levante empataram a dois golos, com os primeiros em fuga à zona de descida, um ponto acima de Valladolid (18.º), com menos um jogo, e o Levante, que teve Rúben Vezo a titular, na 13.ª posição, praticamente a salvo.

Programa da jornada

Sexta-feira, 7 de Maio de 2021
Real Sociedad - Elche, 2 - 0

Sábado, 8 de Maio de 2021
Alavés - Levante, 2 - 2
Barcelona - Atlético Madrid, 0 - 0
Cádiz - SD Huesca, 2 - 1
Athletic Bilbao - Osasuna, 2 - 2

Domingo, 9 de Maio de 2021
Getafe - Eibar, 0 - 1
Valência - Valladolid, 3 - 0
Villarreal - Celta de Vigo, 2 - 4
Real Madrid - Sevilla, 2 - 2

Segunda-feira, 10 de Maio de 2021
Bétis - Granada CF, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?