loading

Crónica: ‘Aflito’ Arouca impõe-se com ‘tranquilidade’ a Vitória ‘anárquico’

O Arouca regressou aos triunfos na I Liga, ao derrotar o Vitória de Guimarães por 3-1, num duelo da 23.ª jornada que controlou do princípio ao fim, diante de um adversário ‘desnorteado’.

Crónica: ‘Aflito’ Arouca impõe-se com ‘tranquilidade’ a Vitória ‘anárquico’

A equipa arouquense selou o resultado na primeira parte, aproveitando a superioridade aérea nas várias bolas paradas de que dispôs para inaugurar o ‘marcador’ num cabeceamento de Basso e as sucessivas ‘clareiras’ na retaguarda vitoriana para Antony e Bukia se isolarem e baterem Bruno Varela, depois de Oscar Estupiñán ter reposto o empate.

Depois de uma segunda parte em que controlou a ‘ténue’ reação vimaranense, mantendo a bola na sua posse por vários períodos, a equipa treinada por Armando Evangelista encerrou um ciclo de três jogos sem triunfos e deixou a zona de despromoção, ocupando provisoriamente a 14.ª posição, com 21 pontos.

De regresso ao seu estádio, após o desaire no reduto do último classificado, Belenenses SAD (1-0), o Vitória teve mais iniciativa nos primeiros instantes e até criou o primeiro lance de perigo, com Rochinha a quase surpreender Victor Braga, aos cinco minutos, mas limitou quase sempre o jogo ofensivo a cruzamentos para a área, além de se desequilibrar nos momentos sem bola.

Organizado na retaguarda, o Arouca chegava com facilidade à área contrária em jogadas de dois ou três toques, tendo em conta o espaço de que dispunha, e Bukia apareceu isolado perante Bruno Varela, aos oito minutos, antes de surgir o canto em que Basso viria a inaugurar o marcador, após canto da esquerda, aos 13.

Os vimaranenses subiram no terreno e forçaram uma reação poucas vezes inspirada, que assentou sobretudo nos cruzamentos da esquerda e da direita para os dois pontas de lança na área – Bruno Duarte e Oscar Estupiñán -, até que um deles, tirado pelo lateral direito João Ferreira, caiu num espaço em frente à baliza, tendo aparecido o dianteiro colombiano a desviar para o fundo das redes, aos 26.

Nos minutos seguintes, o jogo ‘partiu-se’, com ambas as equipas a chegarem à área, e o Arouca aproveitou nova falha vimaranense, no caso uma perda de bola de Rochinha, para Antony surgir isolado perante Bruno Varela e colocar a bola fora do alcance do guardião, aos 35 minutos.

Seis minutos depois, a supremacia de Pedro Moreira face a Tiago Silva num duelo no meio-campo vitoriano permitiu a Bukia entrar na área, ganhar em velocidade a Abdul Mumin e ‘picar’ a bola sobre Bruno Varela para apontar o terceiro golo, já depois de ter assistido Antony.

Perante o desnorte da sua equipa, Pepa fez entrar Quaresma e André Almeida para os lugares de João Ferreira e de Tiago Silva após o intervalo, mas, apesar de se terem acercado do ‘último reduto’ arouquense, os minhotos raramente tentaram alguma combinação pelo meio para contornar a defesa adversária, apostando de novo nos cruzamentos, sem sucesso.

A equipa de Armando Evangelista ainda ameaçou o 4-1 num par de contra-ataques no quarto de hora final, tendo mantido o resultado sob controlo até ao apito final de Artur Soares Dias.

Com a segunda derrota consecutiva, o Vitória mantém o sexto lugar, com 30 pontos, mas pode ainda ser ultrapassado nesta jornada por Estoril Praia, Marítimo e Portimonense.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?