loading

Crónica: Famalicão 'anula' Benfica que complica acesso direto à Champions

O Benfica complicou hoje a possibilidade de chegar ao segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar no Estádio da Luz com o Famalicão, por 0-0, em jogo da 31.ª jornada.

Crónica: Famalicão 'anula' Benfica que complica acesso direto à Champions

Na luta pela entrada direta na Liga dos Campeões e quando faltam apenas três rondas para acabar o campeonato, os ‘encarnados’ somam agora 68 pontos, menos cinco que o Sporting, que segunda-feira defronta o Boavista, no jogo de encerramento da jornada. Em caso de triunfo dos ‘leões’, as duas equipas ficam separadas por oito pontos em nove possíveis até ao final do campeonato.

Em relação ao jogo da última jornada frente ao Sporting (vitória por 2-0), o Benfica fez duas alterações na equipa inicial: Paulo Bernardo rendeu Taarabt, que ficou no banco de suplentes, e Gil Dias entrou para o lugar do castigado Everton, que viu o quinto cartão amarelo da temporada frente aos ‘leões’.

Por sua vez, o Famalicão apresentou cinco alterações na equipa em relação ao empate com o Gil Vicente (2-2): Batubinsika, Ivan Dolcek, Jhonder Cádis, Gustavo Assunção e Diogo Figueiras, estes dois últimos suspensos, deram lugar a Riccieli, Heriberto, Pedro Marques, Alex Nascimento e De La Fuente.

Com o pensamento na conquista dos três pontos, o Benfica assumiu as despesas do jogo, mas pela frente encontrou um Famalicão que, com o bloco defensivo baixo, se fechou bem, entregou a posse de bola ao adversário, e foi jogando na expectativa de aproveitar um erro.

A falta de fluidez no jogo dos ‘encarnados’, onde era notória a necessidade de um jogador para ‘queimar linhas’, que só aconteceu depois da entrada de Taarabt a meio da segunda parte, traduziu-se num jogo pouco entusiasmante.

Aliás, o primeiro remate enquadrado surgiu aos 30 minutos, quando Diogo Gonçalves rematou 'frouxo', de fora da área, para defesa fácil do guarda-redes Luiz Júnior. Antes disso, tinha sido Gonçalo Ramos, aos 26, a tentar a sorte, mas cabeceou por cima da baliza, voltando a desperdiçar uma ocasião de golo, aos 41, depois de um remate de Diogo Gonçalves que Luiz Júnior defendeu para a frente. A bola foi ter com Gonçalo Ramos, que não reagiu suficientemente rápido para fazer a recarga.

Sem entusiasmar e sem criar situações de perigo, o treinador Nelson Veríssimo chamou a jogo André Almeida e Yaremchuk, para os lugares de Gilberto (lesão) e Diogo Gonçalves, aos 57 minutos. Na prática mudou o lado direito todo, já que Gil Dias deixou a ala esquerda, tendo esta ficado a cargo de Darwin.

Este era um sinal de que os ‘encarnados’ iam apostar no ataque pelas alas, para abrir a defesa do Famalicão, já que o jogo interior não funcionava.

O jogo ganhou novo dinamismo e mais 'cor'. Aos 63 minutos, Gil Dias, numa jogada individual obrigou Luiz Júnior a aplicar-se, e, aos 65, um cruzamento tenso de André Almeida surpreendeu a defesa do Famalicão e também o ataque o Benfica, que não respondeu a esta ação.

Perante o crescimento do Benfica, o treinador Rui Pedro Silva colocou em campo o avançado Bruno Rodrigues, que rendeu Heriberto Tavares e se posicionou entre Otamendi e André Almeida.

Depois de conseguir ‘desmontar’ os flancos do Famalicão, Nelson Veríssimo procurou 'abanar' a zona central com a entrada de Taarabt, aos 71 minutos, para o lugar de Paulo Bernardo, jogador que segundos antes de abandonar o jogo fez um pontapé de bicicleta e só não inaugurou o marcador porque Luiz Júnior não o permitiu.

A toada ofensiva do Benfica manteve-se e, aos 82 minutos, pediu-se grande penalidade na área do Famalicão por bola na mão de Alex Nascimento, que impediu Otamendi de rematar, depois de um cruzamento de Radonic. Contudo, o videoárbitro da partida, Luís Ferreira, deu a indicação ao árbitro António Nobre para nada assinalar.

O público presente no Estádio da Luz bem puxou pela equipa até ao final, mas se por um lado o 'coração' pesou mais que a cabeça, por outro a muralha defensiva do Famalicão mostrou-se impenetrável, tendo os ‘forasteiros’ conquistado um ponto importante – somam agora 30 – na luta pela manutenção aproveitando as derrotas do Arouca, frente ao Vizela (2-1) e do Moreirense, diante do Portimonense (1-0), na luta pela manutenção no campeonato, cuja lanterna-vermelha está nas 'mãos' do Belenenses SAD, com 24 pontos, e que este domingo defronta o Estoril-Praia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?