loading

Crónica: Famalicão bate Desportivo de Chaves e carimba primeira vitória como visitante

O Famalicão venceu hoje o Desportivo de Chaves por 2-0, com golos de Jhonder e de Iván Jaime, conquistando o primeiro triunfo da época na qualidade de visitante, em encontro da 14.ª jornada da I Liga.

Crónica: Famalicão bate Desportivo de Chaves e carimba primeira vitória como visitante

A partida arrancou depois de cumprido um minuto de silêncio em memória de Pelé, sob ‘chuva’ de aplausos das bancadas do Municipal de Chaves.

Ainda que, estatisticamente, o jogo se tenha mantido equilibrado, o ‘conjunto’ às ordens de João Pedro Sousa destacou-se nos contra-ataques, na recuperação de segundas bolas perdidas e no pouco espaço deixado ao adversário, controlando a vantagem no marcador, a qual conseguiu ‘segurar’ até ao intervalo e aumentar na segunda parte.

Do lado da equipa da casa, por sua vez, a partida ficou marcada por alguma dificuldade do Desportivo de Chaves em criar perigo na área contrária, muito graças ao ‘esquadrão’ defensivo minhoto.

Porém, foram mesmo os visitados a registar a primeira grande oportunidade, aos seis minutos, por intermédio de João Mendes, que rematou forte de fora da grande área, mas a bola acabou por sair por cima da baliza famalicense.

Aos nove, na sequência de lance de bola parada, Penetra ganhou a segunda bola e cabeceou à entrada da pequena área, mas viu o golo negado quer por Paulo Vítor, quer por Steven Vitória, que impediu a bola de entrar nas redes transmontanas com uma defesa de cabeça à ‘boca’ da baliza.

Aos 15, Jhonder Cádiz voltou a pressionar a defesa flaviense, de cabeça, ao surgir ao segundo poste depois de um cruzamento de Penetra, mas Paulo Vítor voltou a negar o golo aos visitantes com uma exibição digna de registo.

Pouco depois, na sequência de um canto a favor da ‘turma’ minhota, o ponta de lança venezuelano acabou mesmo por inaugurar o marcador em Chaves (18), estreando-se a marcar na I Liga, assistido por Santi Colombatto.

Aos 24, após cruzamento de Euller, o ‘capitão’ dos transmontanos tentou um remate ‘acrobático’, mas sem perigo para a baliza guardada por Luíz Júnior. Dez minutos depois, do lado dos visitantes, Colombatto voltou a dar trabalho a Paulo Vítor, que respondeu positivamente a um lance ofensivo que contou vários ‘ressaltos’.

Aos 43, Euller cobrou um livre direto a favor dos transmontanos com um remate forte à baliza famalicense, mas o guardião dos minhotos estava atento e impediu o ‘esférico’ de entrar pelo ângulo superior direito.

Já em tempo de compensação (45+1), João Teixeira voltou a reacender a esperança da equipa da ‘casa’, mas não conseguiu chegar ao empate, ao falhar a cobrança de uma grande penalidade, defendida irrepreensivelmente por Luíz Júnior.

Seis minutos depois, o ‘capitão’ da ‘turma’ transmontana voltou a estar em destaque, mas, mais uma vez, viu o golo ser negado pelo guardião famalicense.

A etapa complementar começou com um primeiro ‘aviso’ de Pablo Felipe, mas o remate saiu por cima da baliza de Paulo Vítor. Um minuto depois, Jhonder aumentou a vantagem para o Famalicão, mas viu o golo negado por fora de jogo de Pablo.

Mas o segundo dos minhotos não tardou: aos 53, o extremo espanhol Iván Jaime conduziu a bola desde a linha até ao corredor central, onde rematou forte à baliza de Paulo Vítor que, ao ser ‘traído’ pelo ‘esférico’, não conseguiu negar o golo aos visitantes.

Aos 68, nova oportunidade para a equipa minhota na sequência de livre, mas Ivo Rodrigues viu o poste negar-lhe o terceiro a favor dos famalicenses.

Do lado dos visitados, a primeira oportunidade surgiu aos 76 minutos, por intermédio de Abass que, dentro da área, errou um passe decisivo. Logo depois, Jonny Arriba encontrou espaço à entrada da grande área, mas o remate saiu desenquadrado com a baliza.

Aos 79, nova tentativa do Desportivo de Chaves, com Benny a aparecer ao segundo poste após cruzamento de João Correia, mas a bola acabou por sair ao lado da baliza famalicense. A mesma sorte teve Arriba que, aos 83, voltou a tentar reduzir a desvantagem, mas sem sucesso.

Já em tempo de compensação, João Teixeira ainda tentou contornar a ‘sentença’ anunciada ao ser chamado a cobrar um livre, mas o esférico não passou além da barreira minhota.

Com esta vitória, o Famalicão soma o terceiro jogo seguido sem sofrer golos e regressa às vitórias na I Liga, sendo, agora, 14.º classificado, com 14 pontos. O Desportivo de Chaves, por sua vez, soma três derrotas consecutivas, estando no 10.º lugar da tabela classificativa, com 19 pontos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?