loading

Europeu Sub-21: Portugal entre os últimos seis candidatos às três vagas olímpicas

A presença nos quartos de final do Europeu de sub-21 possibilita a Portugal ser um dos seis candidatos à conquista de uma das três vagas continentais de acesso ao torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Europeu Sub-21: Portugal entre os últimos seis candidatos às três vagas olímpicas

Segundo colocado do Grupo A, com quatro pontos, o finalista derrotado em 1994, 2015 e 2021 vai medir forças frente à Inglaterra, campeã em 1982 e 1984 e vencedora da ‘poule’ C, com nove pontos, no domingo, às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio Ramaz Shengelia, em Kutaisi, na Geórgia, podendo dar um passo significativo em duas frentes.

Além de manter vivo o ‘sonho’ de arrebatar pela primeira vez o Europeu de ‘esperanças’ na sua nona participação em fases finais, Portugal pretende consumar a quinta presença nos Jogos Olímpicos, depois de Amesterdão1928, Atlanta1996, Atenas2004 e Rio2016.

Esse objetivo destina-se aos três melhores finalistas da prova continental, excetuando a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível, panorama que poderá baralhar as contas em função da prestação de Portugal e de mais cinco seleções inseridas nos ‘quartos’, tais como a coanfitriã Geórgia, Espanha, Ucrânia, Israel e Suíça.

Uma eventual vitória sobre os ingleses selará a qualificação de Portugal para Paris2024, desde que a França se superiorize igualmente no domingo à Ucrânia, num duelo que vai ser disputado na cidade romena de Cluj-Napoca, com arbitragem do luso João Pinheiro.

Em caso de êxito da equipa das ‘quinas’ e de derrota dos gauleses nessa fase, as meias-finais passariam a incorporar quatro seleções com elegibilidade para consumarem vagas olímpicas, relegando, assim, a definição da terceira e última delas para um ‘play-off’, a ser organizado entre os dois semifinalistas derrotados, em 07 ou 08 de julho, em Bucareste.

Esse jogo único também acontecerá se França e Inglaterra passarem os ‘quartos’, com a capital da Roménia a receber os dois conjuntos com melhor prestação eliminados nessa fase, em função da posição, pontos, diferença de golos e tentos consumados na primeira fase, diferença e tentos nos ‘quartos’, critérios disciplinares e lugar no ‘ranking’ da UEFA.

Caso perca com os ingleses, Portugal terá sempre de esperar que os gauleses afastem a Ucrânia e que a Espanha e a Geórgia avancem - ambos ganham no desempate com os lusos – para, depois, fazer contas e perceber se tem direito a um dos lugares no ‘play-off’.

A 24.ª edição do Europeu de sub-21 engloba 16 seleções finalistas pela segunda edição seguida e decorre desde 21 de junho entre duas cidades da Roménia e três da Geórgia, país que vai receber a final, agendada para 08 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?