loading

Mundial feminino: Portugal soma uma vitória e sete derrotas com Países Baixos

A seleção portuguesa feminina de futebol soma uma vitória e sete derrotas nos confrontos com a sua congénere neerlandesa, em vésperas do nono embate, de estreia para as duas formações no Mundial2023.

Mundial feminino: Portugal soma uma vitória e sete derrotas com Países Baixos

Em 08 de dezembro de 2001, há mais de duas décadas, em Tábua, vila do distrito de Coimbra, em jogo de qualificação para o Mundial de 2003, que ambas falharam, a formação das ‘quinas’ triunfou por 2-1, e com reviravolta.

As neerlandesas adiantaram-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio de Sandra Muller, mas, na segunda parte, a seleção lusa deu a volta ao marcador, graças a um ‘bis’ de Sónia Silva, que faturou aos 76 e 88.

Este triunfo é, porém, a exceção no historial dos duelos entre as duas formações, já que os restantes acabaram sempre com triunfos dos Países Baixos, com destaque para os 7-0 de 26 de outubro de 2013, na Maia, na corrida ao Mundial de 2015.

A avançada Vivianne Miedema foi a principal figura do encontro, ao conseguir um ‘hat-trick’, com golos aos 78, 81 e 90 minutos, precisamente os três que fecharam o jogo.

Melhor marcadora da história da seleção neerlandesa, com 95 golos em 115 encontros, a atual avançada do Arsenal, que falha o Mundial2023 devido a lesão, marcou outra vez três golos à equipa das ‘quinas’ no ano seguinte, numa vitória por 3-2.

Na mesma fase de qualificação, em 13 de setembro de 2014, em Venlo, nos Países Baixos, Miedema faturou aos 28, 54 e 68 minutos, de nada valendo à formação portuguesa os golos de Jéssica Silva, aos 52, e Laura Luís, aos 61.

O primeiro triunfo das neerlandesas aconteceu em 1997, na Algarve Cup, e o último data de há pouco mais de um ano, na fase final do Europeu.

Em 13 de julho de 2022, em Leigh, na Inglaterra, em encontro da segunda jornada da fase de grupos, os Países Baixos começaram melhor e chegaram rapidamente a 2-0, com golos de Damaris Egurrola, aos sete minutos, e Stephanie van der Gragt, aos 16.

A formação comandada por Francisco Neto logrou, porém, reagir e igualou o encontro, graças a uma grande penalidade concretizada pela central Carole Costa, aos 38 minutos, e um tento da avançada Diana Silva, no início da segunda parte, aos 47.

Os Países Baixos, então campeões europeus em título, acabaram, no entanto, por voltar para a liderança do marcador, com um golo de Danielle van de Donk, aos 62 minutos, vencendo por 3-2.

No domingo, pelas 19:30 locais (08:30 em Lisboa), no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, as duas seleções defrontam-se pela nona vez, na primeira jornada do Grupo E do Mundial2023, com arbitragem da ucraniana Kateryna Monzul.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?