loading

Martínez elogia Diogo Costa: "Tem o melhor nível que o futebol mundial está a conhecer"

O panorama futebolístico português e internacional continua a assistir à rápida ascensão de Diogo Costa, jovem guarda-redes de 24 anos que se tornou figura central da baliza do FC Porto e da seleção nacional portuguesa.

Martínez elogia Diogo Costa: "Tem o melhor nível que o futebol mundial está a conhecer"
Selecoes Portugal

A recente declaração do selecionador português, Roberto Martínez, sobre o potencial de Diogo Costa alcançar o nível de Thibaut Courtois, guardião do Real Madrid, destaca o estatuto crescente do guarda-redes dos dragões no cenário do futebol europeu.

Diogo Costa, atual número 1 tanto no FC Porto como na seleção das quinas, tem sido objeto de elogios pela sua notável evolução e desempenho consistente.

Em entrevista ao Canal 11, reproduzida pela 'Rádio Renascença', Roberto Martínez enalteceu as qualidades do guarda-redes luso, descrevendo-o como "muito completo" e "moderno".

O treinador catalão, que anteriormente orientou Courtois enquanto selecionador belga, expressou confiança de que Diogo Costa tem o potencial para atingir o mesmo patamar de excelência do experiente guarda-redes belga.

"É um jogador de um nível espetacular. Treinei o Courtois, que foi o melhor do Mundial 2018. O Diogo Costa é um jovem e tem nível para chegar lá. É muito completo", começou por dizer o selecionador nacional.

"Os guarda-redes de equipa grande precisam de ter a concentração para um momento em 90 minutos. É algo inato. Contra a Bósnia, por exemplo, teve dois momentos de guarda-redes de alto nível. Contra o Braga, um remate do Ricardo Horta", observou Martínez.

"Diogo Costa tem uma qualidade que permite à equipa jogar curto ou longo. É um guarda-redes moderno, que tem o melhor nível que o futebol mundial está a conhecer"

A trajetória de Diogo Costa no FC Porto começou a ganhar destaque na temporada 2021/22, quando se afirmou como titular, contribuindo para a conquista de dois campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Com 134 jogos pelo FC Porto até ao momento, o guardião demonstrou não apenas segurança entre os postes, mas também uma notável capacidade de jogar com os pés e distribuir jogo, características essenciais num guarda-redes moderno.

A sua ascensão na seleção portuguesa é igualmente impressionante. Sob a alçada de Roberto Martínez, Diogo Costa consolidou-se como o guardião titular, afastando a concorrência de Rui Patrício e José Sá.

Com 19 internacionalizações até à data, Diogo Costa é visto como a aposta a longo prazo para a baliza da seleção, contribuindo para uma transição geracional no posto de guarda-redes titular.

Numa altura em que o FC Porto luta pelo título da Primeira Liga e a seleção portuguesa prepara-se para importantes compromissos internacionais, Diogo Costa continua a ser uma peça fulcral no xadrez futebolístico português, e o seu desempenho nos próximos meses será crucial para definir a sua posição no panteão dos grandes guarda-redes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?