loading

"A seleção brasileira primeiro. Se tiver oportunidade em Portugal, vou olhar com bons olhos"

O percurso desportivo de Morato, jogador que ganhou esta época a sua posição no eixo defensivo do Benfica, é marcado por uma série de curiosidades que revelam a versatilidade e resiliência do jogador brasileiro.

"A seleção brasileira primeiro. Se tiver oportunidade em Portugal, vou olhar com bons olhos"
Benfica

"Não sei o segredo da formação do Benfica. Se alguém souber não dá a receita"

Inicialmente, Morato começou no futsal antes de dar o salto para o futebol, atuando primeiro como avançado. Surpreendentemente, durante a sua formação, foi designado lateral-esquerdo, posição que voltou a abraçar nas águias sob a tutela de Roger Schmidt, após uma breve incursão como defesa-central.

Numa entrevista recente, reproduzida pelo jornal 'Bancada.pt', Morato partilhou detalhes intrigantes sobre a sua mudança para Portugal e a adaptação ao Benfica. A experiência de deixar o seu país natal foi desafiadora, mas enriquecedora, proporcionando ao defesa brasileiro um crescimento pessoal e profissional.

"É sempre difícil sair de onde estamos habituados, de onde vivemos e crescemos e vir para um lugar totalmente diferente. Foi uma experiência interessante. Foi muito bom para mim", começou por dizer Morato.

O jogador também abordou dinâmicas do balneário, destacando a presença de António Silva e a saudável "rivalidade" com campeões mundiais como Otamendi e Dí Maria.

Morato elogiou os colegas com quem divide as quatro linhas, reconhecendo o talento emergente proveniente dos escalões de formação do Seixal, embora admita desconhecer o segredo por trás desse sucesso.

"Não sei o segredo da formação do Seixal. Cara, não sei explicar. E se alguém souber não dá a receita", destacou o defesa brasileiro.

O momento emocionante de estreia de Morato no Benfica, contra o Vitória de Setúbal na Taça da Liga, permanece vivo na memória do jogador. O defesa encarnado partilhou a intensidade do momento e a dificuldade em conter a emoção antes dos primeiros minutos de águia ao peito.

"Foi emocionante. Quase não dormi nesse dia, ao saber que ia jogar pela equipa principal do Benfica. Deitei-me às 9 horas da noite e só adormeci às 2 da manhã", lembra Morato.

A mudança de posição, de defesa-central a lateral-esquerdo sob a orientação de Roger Schmidt, não foi um obstáculo para Morato.

O jogador destacou a confiança do treinador alemão e a sua própria capacidade de se adaptar, salientando a importância de contribuir para a equipa, independentemente da posição em campo.

"Ele não chegou a falar diretamente. Num treino, foi dando pistas e, no jogo, perguntou se eu me sentia confortável. Ele disse-me que eu conseguiria jogar ali, porque tinha agressividade, força, velocidade e o físico perfeito", recordou.

"Nunca tive uma sequência tão grande de jogos. E a posição não importa. Tenho somado minutos e tenho ajudado o Benfica. Isso é que importa"

Morato também partilhou a sua análise sobre os principais rivais na luta pelo título, elogiando as melhorias do Sporting e reconhecendo a qualidade do FC Porto.

"São sempre adversários muito fortes. O Sporting subiu, em comparação com a época passada, principalmente na tabela. Sporting e FC Porto são dois adversários muito difíceis, dois alvos a abater, sempre. Mas estamos preparados", frisou.

As declarações do lateral das águias também revelaram as ambições de Morato em relação à seleção nacional. Embora coloque a seleção brasileira em primeiro lugar, o jogador expressou abertura para representar a seleção portuguesa, caso surja a oportunidade.

"Coloco a seleção brasileira primeiro. Claro, se um dia tiver a oportunidade para a seleção portuguesa, óbvio que vou olhar com bons olhos", rematou Morato.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?