loading

"É capaz de aparecer mais gente a tomar estas decisões como Aursnes"

O médio norueguês Fredrik Aursnes, atualmente peça crucial no esquema tático do Benfica sob a orientação de Roger Schmidt, surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar, nesta terça-feira, o fim da sua carreira internacional.

"É capaz de aparecer mais gente a tomar estas decisões como Aursnes"
Benfica

"Aos 28 anos é um miúdo mas no futebol 28 anos já não é um miúdo", observa Pedro Henriques, antigo jogador português.

Aursnes, que se juntou ao Benfica no verão de 2022 vindo do Feyenoord, estreou-se pela seleção norueguesa em junho de 2021 e, desde então, acumulou 20 internacionalizações.

O médio contribuiu ainda com um golo nas suas aparições pela seleção do seu país, demonstrando consistência e qualidade ao longo do seu percurso internacional.

No entanto, o médio encarnado explicou que a sua decisão de se afastar da seleção norueguesa deve-se à necessidade de 'priorizar' outras áreas da sua vida para além do futebol.

"Sinto-me orgulhoso por ter feito parte deste grupo e por ter representado o meu país. Apesar disso, sinto que desejo ter mais tempo e liberdade para priorizar outras coisas da minha vida para além do futebol, o que é muito difícil face a um ano cheio de jogos calendarizados", explicou Aursnes, em declarações reproduzidas pelos canais oficiais da federação norueguesa.

O jogador do Benfica expressou ainda gratidão pelos momentos vividos com a seleção e pelo apoio que recebeu ao longo do seu percurso internacional.

"Agradeço aos meus companheiros, treinadores e staff pela ótima passagem pela seleção. Estou muito orgulhoso de ter feito parte deste grupo e representado a Noruega", acrescentou o médio das águias.

Por outro lado, o selecionador norueguês, Stale Solbakken, lamentou a perda de Aursnes e reconheceu que o jogador já vinha a ponderar esta decisão há algum tempo.

"Tem sido um recurso fantástico para nós, um enriquecimento dentro e fora do campo. Há algum tempo que sei o que ele pensa e consegui convencê-lo algumas vezes para que continuasse", revelou o técnico.

A decisão de Aursnes reflete uma preocupação crescente em relação à densidade competitiva e à carga de jogos a que os jogadores estão sujeitos, especialmente aqueles que representam clubes de alto nível e também as suas seleções nacionais.

"Percebo perfeitamente o Aursnes. É capaz de aparecer mais gente"

Face à recusa de Aursnes em continuar a representar a Noruega, Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa dos calendários para evitar mais casos como o do médio do Benfica.

"Isto está a tornar-se muito difícil para os jogadores", começou por observar o agora comentador, em declarações na Sport TV.

"Aos 28 anos é um miúdo mas no futebol 28 anos já não é um miúdo", acrescentou Henriques, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.

"É um jogador com muitos estágios, muitos jogos e esta carga, vai haver uma pausa para as seleções, mas não vai haver pausa para as seleções para uma boa parte dos jogadores", destacou o ex-jogador português.

Segundo Pedro Henriques, a falta de uma verdadeira pausa para as seleções, devido a viagens, estágios e outros compromissos, coloca uma pressão adicional sobre os jogadores, podendo levar a mais casos como o de Aursnes.

"Continuam as viagens, os estágios, a questão da família, filhos ou não, coisas que podes ainda fazer enquanto profissional de futebol", lamentou o comentador.

"Eu percebo perfeitamente e acho que cada vez mais é capaz de aparecer mais gente a ter que tomar estas decisões", rematou Henriques.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?