loading

Francisco Conceição. De Messi do Olival à Seleção Nacional

É com o nome de um papa e um apelido com história no futebol e no FC Porto, em particular, que Francisco Conceição vai desenvolvendo a sua carreira. Entre avanços, recuos, fintas e dribles, o jogador chega à Seleção Nacional aquele que, em tempos, era apelidado de 'Messi do Olival'.

Francisco Conceição. De Messi do Olival à Seleção Nacional
FC Porto

A viver o melhor momento da carreira, Francisco Conceição está entre os convocados de Roberto Martínez. Fomos revisitar os momentos marcantes da sua caminhada de futebolista.

Francisco Conceição convocado à Seleção Nacional

Francisco Conceição estreou-se pelo FC Porto a 13 de fevereiro de 2021 e cumpriu aí um sonho de criança. Ainda era um menino. Aliás, o pai, Sérgio Conceição, quem o lançou, ainda o vê com a pureza do futebol de rua.

Mas Francisco Conceição sonha ser mais e os seus 1,70 metros levam-no a olhar sempre para cima com a ambição de quem quer triunfar com uma bola no pensamento. E sem ser titular por favor.

Era ainda um jovem em formação quando apareceu no FC Porto, um clube que é tradição na família. Rui Barros, lenda do clube e membro da estrutura portista, não teve problemas em catalogar o jovem extremo como "uma estrela".

Francisco Conceição com coração à FC Porto de um ex-leão

É certo que para brilhar todas as estrelas precisam de percorrer um grande caminho. E com Francisco Conceição não foi diferente.

O jovem jogador começou nas escolas de formação do Sporting. Esteve de leão ao peito seis anos. Em 2017/18, quando Pinto da Costa decidiu contratar Sérgio Conceição para comandar a equipa principal dos dragões, Francisco Conceição também se mudou para o emblema da Invicta.

Quando chegou ao FC Porto começou a dar nas vistas e, pese embora a baixa estatura, era grande o futuro que lhe apontavam.

A pandemia de covid-19 ainda travou o crescimento mediático do jogador que, tal como os irmãos, desde cedo se habituou a conviver com a fama e popularidade de ser filho de quem é.

"É o melhor da sua geração"

Quem também com ele trabalhou além de Rui Barros foi Manuel Tulipa. O treinador não tem dúvidas de que Francisco Conceição é "o melhor da sua geração".

"Tem um poder de desequilíbrio enorme", identificou Tulipa, ao Record, certo de que 'Chico' Conceição, como é carinhosamente conhecido, "é incrível quando parte para cima dos adversários".

Imprevisível a atacar, Francisco Conceição tem dotado o seu jogo também na capacidade de defender e de se defender, sobretudo nas comparações e considerações sobre o treinador do FC Porto e seu pai.

"É um sonho que muitos miúdos gostariam que um dia lhes viesse a acontecer e eu tenho esse privilégio. É um orgulho tremendo"

"Não sinto que tenha um peso maior ou que exija mais de mim, é uma felicidade ter o meu pai como treinador", admitiu Francisco Conceição, ao O Jogo, ciente de que vive "um sonho" de azul e branco pintado.

"É um sonho que muitos miúdos gostariam que um dia lhes viesse a acontecer e eu tenho esse privilégio. É um orgulho tremendo", declarou Francisco Conceição.

Com a camisola do FC Porto, o jogador já viveu momentos de glória e alguns que eram para ser de felicidade e rapidamente deixaram de o ser. Ficou célebre o abraço que deu ao pai num dérbi da Invicta quando foi lançado e, poucos minutos depois, ajudou ao sucesso do FC Porto.

Porém, com intervenção do VAR o lance foi anulado. Ainda assim, a imagem do abraço de Francisco Conceição a Sérgio Conceição ultrapassou a barreira do jogador/treinador. Era isso, sim, mas era também um pai a abraçar e a acolher o seu filho num momento em que, na altura, se pensava ser de festa.

No Ajax uma época e Fernando Madureira com recados no FC Porto

Mas Francisco Conceição sabe que nem sempre as coisas correm como se espera. Por isso, em 2022, disse até já ao 'seu' FC Porto e rumou a Amesterdão.

"A despedida deste clube, da cidade e todos os adeptos tornam o FCP não diferente, mas único. (...) A minha história nesta casa que considero minha não termina aqui. Do Futebol clube do Porto nunca será um adeus, mas sim um até já", disse Francisco Conceição.

A saída do FC Porto gerou momentos de tensão. De resto, na altura, Fernando Madureira, líder da claque dos Super Dragões, deixou uma mensagem a Sérgio Conceição.

"Filho meu nunca jogaria no Benfica! Filho meu nunca prejudicaria o FC Porto!", escreveu o líder dos Super Dragões, depois de ter deixado nas redes sociais uma outra mensagem, à época.

"Se o FC Porto anda há quase um ano a querer renovar com o filho do treinador, a culpa é de quem?", questionou Madureira.

Era mesmo um até já

No clube dos 'deuses', Francisco Conceição não se conseguiu fixar e uma época depois regressou pelo mesmo caminho, como o filho que regressa a casa.

O FC Porto abriu-lhe novamente as portas e a temporada tem sido de plena afirmação do jogador azul e branco.

Quando foi apresentado, Francisco Conceição disse que estava "mais maduro" e "preparado" para o desafio de relançar a carreira pelo FC Porto.

"Esta é a minha casa, onde me sinto feliz, e estou muito orgulhoso por poder estar de volta e vestir esta camisola", disse Francisco Conceição quando regressou ao FC Porto.

"Fiquei muito feliz por haver a possibilidade de regressar", vincou ainda o jogador que recebeu a sempre emblemática camisola 10.

Com as exibições e o rendimento que tem dado, Francisco Conceição tem sido aposta frequente de Sérgio Conceição e não escondeu que deseja permanecer na Invicta para lá do empréstimo do Ajax.

"Eu quero continuar no FC Porto, quero fazer o maior número de jogos possível", assegurou Francisco Conceição, em declarações em conferência de imprensa, recentemente, pela Liga dos Campeões.

Nessa prova, Francisco Conceição apresentou um rendimento de alto nível. A UEFA destacou Francisco Conceição como um jogador com eficácia de passe altíssima na Liga dos Campeões.

Aí, Francisco Conceição disse ainda que pretende manter-se a fazer aquilo que gosta para "ajudar" o emblema nortenho.

"Quero ajudar a equipa a conquistar títulos e no fim da época logo se verá o que poderá acontecer. No entanto, claro que a minha vontade é continuar no FC Porto". Palavra de Francisco Conceição.

Francisco Conceição chamado pela primeira vez à Seleção Nacional

Agora, o jogador do FC Porto, várias vezes internacional pelos escalões jovens de Portugal, tem estreia nos convocados de Roberto Martínez. Francisco Conceição está convocado para a Seleção Nacional. Vai jogar de quinas ao peito. Atinge o ponto alto da sua ainda jovem carreira.

O pai já antes tinha confessado que, como treinador do FC Porto, a chamada de jogadores portistas à Seleção o deixa satisfeito.

Francisco Conceição impressionado com um rendimento consistente ao longo da época. Os golos e assistências aliados a uma atitude competitiva têm contribuído para o sucesso da equipa azul e branca e para a sua valorização.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?