loading

International Board: Novas tecnologias na linha de golo em debate

O uso de novas tecnologias na linha de golo é um dos temas em foco na assembleia anual do International Board (IFAB), onde será apresentado um relatório informal sobre a utilização de uma equipa seis árbitros.

Segundo informou a FIFA, a agenda da Assembleia, que se realiza em Cardiff, inclui um debate sobre as infrações sancionáveis com expulsão e a chamada “tripla admoestação” (golo, cartão vermelho e sanção do jogador).

A tecnologia sobre a linha de golo será o tema central do encontro, depois de a FIFA ter aceitado a sua discussão após os erros do mundial, como aquele cometido pelo uruguaio Jorge Larrionda no Alemanha-Inglaterra, dos oitavos de final da prova, com um golo não validado ao inglês Frank Lampard.

Apesar deste debate, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, assinalou que os erros arbitrais são “o aspeto humano do jogo”.

“Se se pudesse controlar de um modo científico o debate terminaria. Há que aceitar os erros, tanto dos árbitros como de qualquer pessoa que intervenha no jogo”, disse Blatter após o final do Mundial2010.

A IFAB decidiu em julho passado continuar com a experiência de usar dois árbitros assistentes para competições das épocas de 2010/11 e 2011/12 nas confederações e federações membros que o solicitarem como a UEFA, e que usou em 200 encontros da fase de grupos e eliminatórias da Liga Europa da época passada.

Neste sistema, os dois novos árbitros juntam-se ao árbitro principal e seus dois assistentes, além do quarto árbitro, e ficam situados nas duas extremidades do recindo de jogo, junto à linha de fundo, ajuizando essencialmente se a bola entrou na baliza, além, de poderem apoiar o árbitro noutras situações.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?