loading

Brasil: Fluminense pode ser campeão e terminar jejum de 26 anos

O Fluminense, do internacional português Deco, está a um passo de terminar com um jejum de 26 anos no futebol brasileiro e sagrar-se campeão, caso consiga superar domingo o já despromovido Guarani.

Brasil: Fluminense pode ser campeão e terminar jejum de 26 anos

É preciso recuar até 1984 para recordar o último título de campeão do Fluminense, que domingo pode voltar a comemorar caso vença o Guarani ou veja os seus mais diretos rivais, Corinthians (2.º) e Cruzeiro (3.º) fazerem os mesmos ou menos pontos.

A equipa treinada por Muricy Ramalho chega à jornada decisiva com 68 pontos, mais um do que o Corinthians, de Ronaldo, e dois do que o Cruzeiro, tendo tudo a seu favor para repetir a conquista de Carlos Alberto Parreira há mais de 20 anos.

“Os nossos adeptos querem mesmo este título. Será uma grande honra poder oferecer-lhes isso”, comentou o avançado do ‘Flu’ Emerson.

Milhares de adeptos têm procurado desde segunda feira os 30 000 bilhetes disponíveis para o jogo de domingo no ‘Engenhão’ e um adepto morreu de ataque cardíaco enquanto esperava na fila.

A possibilidade de chegar ao título ainda ganha maior relevo tendo em conta que o clube teve um ano de 2009 horrível e esteve quase a descer de divisão, numa situação completamente oposta à que vive este ano.

No relançamento da equipa esteve a contratação de jogadores como Emerson, proveniente do Qatar, Deco ou Juliano Beletti, ambos do Chelsea, e, fundamentalmente, de um técnico tão carismático como Muricy Ramalho.

Nos últimos cinco anos o técnico, que chegou a ser desejado para a seleção, conquistou três títulos, todos ao serviço do São Paulo (2006, 2007 e 2008) e já tinha sido vice-campeão em 2005, então quando treinava o Internacional.

“Reconhecemos a importância de ter o Muricy como o nosso treinador”, revelou o guarda-redes Ricardo Berna, explicando que a equipa encontrou o “equilíbrio” para poder estar uma época inteira na luta pelo título.

Em julho, Muricy foi apontado à ‘canarinha’, mas o Fluminense não abdicou do treinador e foi Mano Menezes, do Corinthians, a assumir os destinos da seleção, após a saída de Dunga a seguir ao Mundial2010.

No domingo, Deco, com uma lesão muscular, será um dos ausentes no jogo do título, mas a equipa conta com Fred, ex-avançado do Lyon, Emerson e com o avançado argentino Conca, uma das figuras da equipa e candidato a jogador mais valioso do campeonato.

O Corinthians chega à ronda decisiva ainda na luta, num ano em que comemora o seu centenário, mas precisa de vencer o Góias em Goiânia e esperar que o Fluminense não vença o Guarani. O empate até seria suficiente se os “cariocas” perdessem.

Já o Cruzeiro tem contas mais complicadas a fazer na receção de domingo à equipa de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras: precisa de vencer e ver Fluminense e Corinthians falharem os respetivos “testes”.

Quer o Palmeiras quer o São Paulo, seis vezes campeão brasileiro, terminam a Liga em dececionantes lugares de meio de tabela.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?