loading

FPF: Madail aceita pretensão das associações e vai pedir reunião com FIFA

O presidente da Federação Portuguesa Futebol (FPF) aceitou hoje a pretensão das associações distritais e pedirá uma reunião com a FIFA e a UEFA, para clarificar três artigos do novo modelo estatutário.

No final da reunião de hoje com 10 associações distritais, Gilberto Madail admitiu ''a possibilidade de alguns sócios da FPF quererem clarificar um ou outro artigo'', pelo que ''já amanhã [quarta-feira] se vai marcar uma reunião para ver se, de uma vez por todas, se põe fim a esta questão''.

Gilberto Madail aludiu à carta conjunta de FIFA e UEFA enviada à FPF na segunda-feira, em que ''no último parágrafo diz claramente'' que no novo modelo de estatutos ''não há qualquer colisão'' com os regulamentos dos organismos que superintendem ao futebol europeu e mundial e o Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

O presidente da FPF, que evitou falar em recandidatura, confessou que o conteúdo da missiva conjunta ''não é surpresa'' e lembrou o trabalho realizado ''desde 2007''.

Referindo que o ''objetivo fundamental é por os estatutos de acordo com a lei'', Madail considerou que a carta recebida na segunda-feira ''é mais do que suficiente'' para esclarecer as interrogações, mas admitiu ''que possam haver dúvidas sobre um ou outro ponto''.

Contudo, Madail sublinhou que não viu ''qualquer obstrução'' por parte das associações distritais ao processo de aprovação de estatutos.

Por seu lado, Júlio Vieira, porta-voz das associações distritais, declarou que é seu objetivo que UEFA e FIFA esclareçam ''dúvidas quanto à limitação de mandatos, ao método de Hondt e à representatividade''.

Júlio Vieira acentuou que a carta da UEFA e da FIFA ''é de generalidade e não aborda as três questões concretas''.

''Estão criadas as condições para desbloquear a situação e sair deste impasse. Só queremos que nos expliquem se em casos concretos não há incompabilidade com o Código Eleitoral da FIFA'', disse o também coordenador da Comissão Delegada, formada pelas associações de Lisboa, Coimbra, Leiria, Santarém, Porto, Madeira e Évora.

Se os pareceres ''não forem favoráveis'' às pretensões das associações distritais, o presidente da Associação de Futebol de Leiria revelou que aceitará, permitindo a convocação ''com máxima urgência de uma assembleia-geral para abrir uma nova página no futebol português''.

Na reunião de hoje com a direção da FPF estiveram presentes as associações de Porto, Leiria, Coimbra, Braga, Évora, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Guarda e Angra do Heroísmo.

O novo modelo de estatutos em conformidade com o RJFD foi chumbado na assembleia-geral extraordinária de 29 de janeiro. Foi a terceira vez que as associações rejeitaram o documento.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?